Tecnologia e Ciência Agência espacial abre seleção para astronautas com deficiência 

Agência espacial abre seleção para astronautas com deficiência 

Esse é o primeiro processo de escolha da organização europeia em 11 anos; objetivo é aumentar a diversidade em futuras missões

Serão selecionados 26 astronautas ao todo

Serão selecionados 26 astronautas ao todo

ESA/Divulgação

A ESA (Agência Espacial Europeia) divulgou um novo processo de recrutamento de astronautas depois de 11 anos. O que difere este processo seletivo dos anteriores é que também serão aceitas pessoas que possuem algum tipo de deficiência.

Leia mais: Tomografia no Egito revela as causas da morte de um faraó

“A agência está abrindo uma vaga no âmbito do estudo de viabilidade do “parastronauta” para selecionar um astronauta com certo grau de deficiência física”, afirmou a ESA em comunicado divulgado nesta terça-feira (16).

A Agência Espacial Europeia busca aumentar a diversidade das suas tripulações e, além dos parastronautas, o objetivo é também aumentar a quantidade de astronautas mulheres que participarão de missões à Lua e, eventualmente, para Marte.

Para ser selecionado, o astronauta deve ser mentalmente preparado para conseguir se adaptar tanto às etapas do processo seletivo, como ao período em que já estiver trabalhando na estação espacial. Serão selecionados, ao todo, seis astronautas que já possuem experiência, e mais 20 que serão “reservas” na estação espacial.

Os requisitos para um emprego de astronauta na ESA incluem um mestrado em ciências naturais, engenharia, matemática ou ciência da computação, além de três anos de experiência de pós-graduação.

Leia mais: Entenda os riscos de carregar o celular em um dia de chuva

As inscrições vão de 31 de março até o dia 28 de maio, mas a previsão é de que o processo de seleção dos candidatos seja finalizado somente em outubro de 2022. A expectativa da agência é de receber um número muito alto de candidaturas, o que acirrará ainda mais a disputa por uma vaga de astronauta.

*Estagiário do R7 sob supervisão de Thiago Calil

Últimas