Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Tecnologia e Ciência

Cientista que descobriu estrutura do DNA vende medalha do Nobel

Afastado desde 2007, James Watson foi rejeitado após fazer comentários racistas

Tecnologia e Ciência|Do R7


Um dos cientistas mais conhecidos do mundo está vendendo sua medalha do Prêmio Nobel em uma tentativa de entrar de novo na vida pública. James Watson está afastado desde 2007 após ter feito comentários racistas relacionando etnia a inteligência. As informações são do jornal The Guardian.

O americano trabalhou ao lado do cientista britânico Francis Crick na Universidade de Cambridge. Juntos, eles descobriram a estrutura em dupla hélice do DNA e sua função e receberam o prêmio Nobel em 1950 pela descoberta, que garantiu importantes avanços na medicina.

Watson, no entanto, foi rejeitado pela comunidade científica após uma entrevista dada em 2007 ao jornal Sunday Times. Ele disse que os negros não eram tão inteligentes quanto as pessoas brancas. Na ocasião ele disse que apesar de todas as políticas sociais serem baseadas no fato de que a inteligência dos negros é igual a dos brancos, todos os testes dizem que não. Como argumento ele ainda disse que pessoas que já lidaram com empregados negros não acreditam que a igualdade de inteligência seja verdade.

Britânica relata sofrer de hipersensibilidade a wi-fi e sinais de celular


Após os comentários, Watson não foi mais convidado para palestras. Ele disse que foi demitido de conselhos de empresas, acrescentando que "ninguém quer admitir que eu existo". O americano foi afastado do instituto Cold Spring Harbor Laboratory, em Nova York, onde trabalhou por 40 anos.

O cientista pediu desculpas em entrevista ao jornal Financial Times.


— Eu peço desculpas... [o jornalista] de alguma forma escreveu que eu me preocupava com as pessoas na África por causa de seu baixo QI – e você não deve dizer isso.

Watson disse que havia sido "burro" da parte dele e insistiu que não é racista "de uma forma convencional".

O cientista disse que usaria o dinheiro da venda da medalha, que pode ser vendida por até US$ 2,2 milhões (R$ 5,6 milhões). Watson disse que pretende usar o dinheiro para comprar arte, complementar sua renda e fazer doações para instituições associadas a ele. A medalha deve ser leiloada em Nova York na próxima quinta-feira (4).

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.