Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Cientista usa inteligência artificial para prever o próximo personagem a morrer em Game of Thrones

Se ele estiver certo, Daenerys vai bater as botas em breve...

Tecnologia e Ciência|Do R7

daenerys
daenerys daenerys

Se você curte o seriado Game of Thrones sabe que os protagonistas nunca estão livres da morte. Para prever qual vai ser o próximo personagem a bater as botas na história, um cientista da computação criou um modelo e teve ajuda de inteligência artificial para cravar que Daenerys tem chances de ser a "próxima vítima" do seriado.

Cientista da Universidade da Europa Central, Milan Janosov usou um campo da ciência da computação chamado de machine learning - na qual uma inteligência artificial é capaz de aprender com base nos dados que não foram programados.

Adeus, Paint! Microsoft deve substituir o famoso editor de imagens

O cientista quantificou a importância social de cada personagem e criou um algoritmo com os números. Ele criou uma rede do sistema social do reino que é mostrado no seriado e apontou quantas vezes cada personagem interage com o outro. Esses dados ilustram qual personagem tem ligações mais fortes com outros.

Publicidade

Se você acompanha o seriado, sabe que Starks e Lannisters polarizam as alianças e traições na história. Depois de calcular os personagens mais importantes, Janosov também relacionou cada personagem com sua "chance de sobrevivência". De 94 personagens considerados, 63 já morreram - mostrando informações sobre a posição social e o nível de importância de cada uma das baixas.

Mapa mostra relações entre personagens de Game of Thrones
Mapa mostra relações entre personagens de Game of Thrones Mapa mostra relações entre personagens de Game of Thrones

Isso permitiu que o cientista calculasse o destino dos personagens, como ele descreveu em seu estudo:

Publicidade

— Com base nesse conhecimento, nós podemos formar um palpite de quem vai morrer no futuro da seguinte forma: qual dessas pessoas que ainda estão vivas tem características similares aos personagens que já morreram?

Depois de tanto trabalho, o algoritmo respondeu que Daenerys (nascida da tormenta, a não-queimada, mãe de dragões e tudo mais) tem 91% de chance de acabar batendo as botas no seriado. Verme Cinzento, um dos soldados mais habilidosos de Danny também tem uma grande chance (90%) de entrar para as estatísticas de mortes em Westeros.

Publicidade

A boa notícia para alguns fãs da produção da GBO é que Jorah Mormont tem baixíssimas chances de morte (apenas 5%), mesma percentagem de Theon Greyjoy. Outros personagens "fora de perigo": Cersei Lannister e Sam Tarly (35%), Jon Snow "de novo" (45%), Tyrion Lannister (52%), Sansa (59%), Bran Stark (64%).

Arya Stark (84%), Sandor Clegane (83%) e Brienne (81%) e Jaime Lannister (67%) já não estão assim tão seguros...

Você pode conferir mais sobre o estudo no site da Universidade da Europa Central.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.