Cientistas criam tinta invisível ativada apenas com sal
Composto é tóxico para humanos e pesquisadores trabalham em alternativa
Tecnologia e Ciência|Filipe Siqueira, do R7
Um estudo publicado pela Nature Communications mostrou o que pode ser o futuro das chamadas tintas invisíveis ou inteligentes. Um novo composto desenvolvido na Universidade Jiao Tong, de Xangai, liderada pelo físico Liang Li, foi descrito como "completamente invisível", ativado apenas com o sal como reagente.
A tinta representa um grande avanço frente às concorrentes, uma vez que todas as tintas invisíveis não são completamente indetectáveis e deixam rastros que as impedem de ser totalmente seguras.
O composto indetectável só se torna visível quando uma segunda tinta com um tipo especial sal é colocada sobre o papel, o que resulta na formação de cristais que podem ser vistos com luz ultravioleta. A tinta ainda possui uma particularidade: quando o composto com sal é reaplicado, ela se torna invisível novamente.
Mas há um problema que envolve a segurança da tinta. Ela é formada principalmente por chumbo, um material tóxico e difícil de ser manipulada. Em entrevista ao site The Verge, Liang Li afirma que a equipe agora está ocupada em criar uma versão da tinta sem toxicidade para humanos.
Existem diversas aplicações para esse tipo de tinta, como a autenticação de documentos secretos, comunicações confidenciais ou mesmo em notas de valor elevado.
VEJA TAMBÉM: Dubai quer construir simulação de cidade marciana no meio do deserto