Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Tecnologia e Ciência

Espécie de dinossauro com nariz exótico é descoberta na Inglaterra

Animal viveu na Terra há 125 milhões de anos, tinha 8 metros de comprimento e pesava aproximadamente 600 kg

Tecnologia e Ciência|João Melo*, do R7

Dinossauro viveu na Terra há cerca de 125 milhões de anos
Dinossauro viveu na Terra há cerca de 125 milhões de anos

Um cientista que faz parte do programa de doutorado da Universidade de Portsmouth, localizada em Londres, no Reino Unido, descobriu uma espécie de dinossauro com uma característica um tanto quanto diferente: um focinho extremamente grande.

O médico aposentado Jeremy Lockwood foi quem fez a descoberta, que foi publicada nesta quarta-feira (10) no periódico Journal of Systematic Palaeontology.

A nova espécie recebeu o nome de Brighstoneus simmondsi, e os seus ossos foram encontrados em 1978, na ilha de Wight, na costa sul da Inglaterra. Desde então, ficaram armazenados no Museu da Ilha dos Dinossauros.

O nome dado é uma homenagem à região onde o fóssil foi descoberto, a vila de Brighstone, e também ao cientista que encontrou o dinossauro quatro décadas atrás, o colecionador Keith Simmonds.


O especialista dedicou quatro anos de pesquisas para entender as características dessa espécie, até então desconhecida pelos arqueólogos. Com o passar do tempo, ele iniciou o processo de reconstrução do crânio do animal e, a partir disso, descobriu algumas particularidades em relação a outras espécies já encontradas.

“Por mais de cem anos, só tínhamos visto dois tipos de dinossauro na ilha de Wight – os herbívoros Iguanodon bernissartensis e Mantellisaurus atherfieldensis. Eu estava convencido de que diferenças sutis entre os ossos revelariam uma nova espécie, então me propus a medir, fotografar e estudar a anatomia de cada osso”, destacou o médico aposentado em comunicado divulgado pela Universidade de Portsmouth.


Leia também

“O número de dentes foi um sinal. O Mantellisaurus tem 23 ou 24, mas este tem 28. Também tinha nariz bulboso, enquanto as outras espécies tinham nariz muito reto. Ao todo, essas e outras pequenas diferenças constituíram muito obviamente uma nova espécie.”

O Brighstoneus simmondsi tinha cerca de oito metros de comprimento e pesava aproximadamente 600 quilos, revelaram os estudos. Além disso, as pesquisas revelam que a espécie habitou o planeta há 125 milhões de anos.


A descoberta traz uma esperança de que sejam encontrados vestígios de outros animais que viveram na região há milhões de anos. Para Jeremy Lockwood, a humanidade pode estar perto de um período de renascimento no que se refere à descoberta de fósseis de dinossauros.

*Estagiário do R7 sob supervisão de Fábio Fleury

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.