Novo feed em países de teste incorpora todas as publicações de página
ReproduçãoDonos de páginas no Facebook que checam com preocupação a diminuição do alcance orgânico das publicações, têm mais um motivo para se preocupar.
A rede social testa uma nova função chamada Explore Feed (no Brasil, traduzido como Feed de Exploração), que basicamente remove as publicações de páginas e ocupa o feed de todos os usuários com publicações de amigos.
É uma mudança drástica atualmente testada em apenas seis países, primeiramente em dispositivos mobile e agora na versão desktop da rede social. O novo feed recebeu o símbolo de um foguete, e diversos usuários ficaram confusos sem entender muito a nova função.
É possível que o recurso já esteveja disponível para você, então basta abrir a seção "Mais" do menu lateral do Facebook e achar o ícone da nova função.
Mas é preciso lembrar que a seção ainda está em fase de testes, então é possível que no fim as coisas mudem. A ideia é apresentar notícias e publicações de páginas que o usuário curtiu e similares a ela. Nos locais onde o feed foi completamente separado — Eslováquia, Camboja, Guatemala, Bolívia, Sérvia e Sri Lanka — e o principal deles agrupou apenas postagens de pessoas, o alcance das páginas experimentaram uma queda vertiginosa.
Filip Struhárik, um jornalista da Eslováquia, fez uma postagem no Medium que demonstra uma queda acentuada de audiência das maiores páginas do Facebook do país. Segundo Filip, 60 das maiores páginas do país experimentaram queda de audiência. Segundo Adam Javurek, editor de tecnologia da Czech Radio, o mesmo pode ser visto em páginas da Guatemala e Camboja, como é possível acompanhar nos tweets abaixo.
Após as primeiras repercussões sobre o teste, o Facebook se manifestou através de seu diretor de News Feed, Adam Mosseri. Segundo ele, "não existem planos para avançar nos testes". Mas o anúncio não se encerra por aí: o executivo afirma que "as pessoas querem uma forma mais fácil de ver posts de amigos e familiares", e por isso estão testando a separação dos dois feeds, com o Feed de Exploração contendo as publicações mais noticiosas de páginas.
O executivo ainda classifica como "errônea" a interpretação de que a mudança seria uma forma de fazer as páginas pagarem por toda a audiência e que essa não é a ideia por trás da novidade.
O post no blog oficial do Facebook ainda esclarece que o Feed de Exploração lançado fora desses seis países é um "complemento" ao Feed principal (que por enquanto permanece inalterado), com publicações que os usuários podem gostar com base em tudo que ele já curtiu. Essa é uma forma de atender a pedidos de usuários por indicações de conteúdos que eles ainda não seguem.