Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Humanos podem manter até 520 relações de amizade simultâneas

Estudo da Universidade de Estocolmo contraria o limite de 150 interações estabelecido anteriormente pelo número de Dunbar

Tecnologia e Ciência|João Melo, Do R7*

Estudo dá um novo limite de interações ao número de Dunbar
Estudo dá um novo limite de interações ao número de Dunbar Estudo dá um novo limite de interações ao número de Dunbar

O Facebook permite que cada usuário tenha centenas de amigos na rede social, assim como o instagram também possibilita que cada pessoa interaja com diversas outras, de muitos lugares do mundo. Mas quantas amizades cada pessoa pode ter na vida real?

Pesquisadores da Universidade de Estocolmo, na Suécia, desenvolveram um estudo que revelou que cada ser humano tem a capacidade de manter até 520 amizades simultaneamente. Os resultados foram divulgados na quarta-feira (5) na revista The Royal Society.

Leia mais: WhatsApp relança transferência de dinheiro no Brasil

Esse número é diferente de resultados anteriores relacionados ao número de Dunbar, que refere-se a um limite cognitivo teórico da quantidade de pessoas com as quais um indivíduo pode manter relações sociais estáveis.

Publicidade

Estimativas anteriores mostravam que o número máximo de interações era de 150. Esse número foi proposto na década de 1990 pelo antropólogo britânico Robin Dunbar, e posteriormente foi apoiado por uma série de estudos sobre a capacidade cognitiva humana de manter relações simultâneas.

Contudo, essas pesquisas analisaram a interação de um indivíduo com grupos que tinham uma quantidade limitada de pessoas.

Publicidade

Para ter análises mais profundas, os cientistas de Estocolmo estudaram como um determinado cidadão interage com um recorte maior de pessoas e, a partir disso, compararam com o tamanho do neocórtex, região cerebral responsável pela atenção, memória e percepção dos seres humanos.

Leia mais: Crimes digitais têm forte alta em vários estados; saiba como prevenir

Publicidade

Os resultados dos experimentos feitos por meio de um primeiro método mostraram, com 95% de confiança, que cada pessoa pode manter entre 4 e 520 relações sociais simultâneas com outros indivíduos. Os testes realizados com um segundo método, este com menos confiabilidade, segundo os próprios pesquisadores, mostraram que o número de interações socias de cada pessoa varia de 2 a 336 outros humanos. 

Os cientistas da Universidade de Estocolmo entendem que pode haver uma grande variação de resultados entre essas duas estimativas, mas que certamente este estudo mostra que o número de Dunbar é maior do que 150.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.