Polvo muda de cor enquanto dorme e sonha com caça, diz biólogo
Células cromatóforos mudam temporariamente de tonalidade de acordo com a situação enfrentada pelo animal, inclusive na imaginação
Tecnologia e Ciência|Laís Vieira, do R7*
O documentário ‘Octopus Making Contact’, produzido pelo canal da tv norte-americana PBS, mostra um filhote de polvo mudando de cor enquanto dormia e, possivelmente, sonhava.
O polvo Heidi, como é chamado, foi observado pelo o biólogo marinho David Scheel, da Alasca Pacific University. As imagens gravadas mostram o animal dormindo, mas com as mesmas cores de quando está caçando e se alimentando. Scheel acredita que as mudanças de tonalidade da pele durante o sono são causadas por sonhos.
Algumas espécies de animais células que alteram de cor, chamadas de cromatóforos, que podem sintetizar e armazenar pigmentos. Com isso, um polvo, por exemplo, consegue se proteger em situações de perigo ou surpreender uma presa durante a caça.
O biólogo marinho ainda desenvolve a pesquisa para comprovar a tese de que os polvos podem sonhar. O documentário com o experimento no aquário de Heidi será exibido dia 2 de outubro pela PBS.
*Estagiária do R7, sob supervisão de Pablo Marques