Projeto de lei "Deixe-me procurar isso no Google para você" é apresentado nos EUA
Objetivo é incentivar usuários a usar o Google e solicitar apenas o que for necessário
Tecnologia e Ciência|Do R7
Um projeto de lei foi apresentado esta semana com o nome de "Deixe-me procurar isso no Google para você". O projeto tenta colocar fim ao NTIS (em inglês, Serviço de Informação Técnica Nacional).
O órgão é supervisionado pelo Departamento de Comércio e serve como repositório de cerca de 3 milhões de publicações que cobrem mais de 350 áreas do conhecimento. A missão dele é apoiar o crescimento econômico, facilitando o acesso aos textos por meio de uma pequena taxa. O serviço, basicamente, é semelhante ao Google, só que pago.
Google tenta patentear a palavra "glass"
De acordo com o veículo Talking Points Memo, a nova lei redistribuiria funções essenciais do NTIS a outros órgãos, principalmente os arquivos nacionais. Isso serviria para estimular indivíduos e agências a usar a internet para encontrar textos facilmente disponíveis, ou seja, procurar no Google. Assim, os usuários teriam acesso aos materiais que encontrassem na ferramenta de busca online e solicitariam os conteúdos apenas quando fosse necessário.
De acordo com o projeto de lei, apresentado pelos senadores Tom Coburn e Claire McCaskill, "nenhuma agência federal deveria usar o dinheiro do contribuinte para comprar relatórios do NTIS que estão disponíveis gratuitamente na internet". O ato já conta com apoio bipartidário.