Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

R7 ensina como criar a senha perfeita

Especialista alerta: esqueça “123456” e datas de aniversário

Tecnologia e Ciência|Do R7

Uma boa senha pode manter seus dados longe de criminosos
Uma boa senha pode manter seus dados longe de criminosos Uma boa senha pode manter seus dados longe de criminosos

Se proteger na internet é uma necessidade cada dia mais constante. Porém, não adianta apenas investir em um antivírus, firewall e outros serviços se você não fizer sua parte escolhendo uma senha realmente segura. Os hackers aproveitam a ingenuidade dos usuários para roubar dados de e-mails, redes sociais e outros serviços. Um dos principais motivos é a facilidade para descobrir senhas comuns, como “123456”, nomes próprios e datas comemorativas.

Pensando nisso, o R7 consultou o perito e especialista em segurança digital Wanderson Castilho e pediu que ele fizesse um passo a passo de como criar uma senha infalível. Saiba mais sobre como proteger o seu computador e sua família dos criminosos online.

Primeiro passo

Para criar senhas seguras e de fácil memorização, escolha uma frase que gosta ou que você sempre lembre. Exemplo: "ser mãe é padecer no paraíso", escolha as primeiras letras desta frase, alternando maiúsculas com minúsculas "SmEpNp".

Publicidade

Segundo passo

Acrescente números que você tenha familiaridade, como placas de carro, número de identidade

Publicidade

Terceiro passo

Para terminar, acrescente no início ou final caracteres especiais, do tipo "@#$!". No final sua senha fica assim: "@SmEpNp1234$".

Publicidade

Importante: evite usar a mesma senha para contas diferentes, como Facebook e e-mail, por exemplo. Para ajudar a lembrar, coloque no início ou no final, as iniciais do serviço que você está utilizando, na senha que você já conhece. Seguindo a ténica acima, se for uma senha do Facebook, ficará assim: "@SmEpNp1234$fb" ou twitter "SmEpNp1234$tw".

Castilho comenta as vantagens de criar senhas desta forma.

— Essa é uma senha extremamente complexa e que não existe em nenhum dicionário. Simples de memorizar, pois contém informações que são facilmente lembradas pelas pessoas que usarem essa técnica.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.