Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Veja ações individuais que ajudam na preservação do planeta 

Consumo inteligente de alimentos, novos meios de transportes e energias limpas são essenciais para o meio ambiente

Tecnologia e Ciência|Lucas Ferreira, do R7

Hábitos alimentares, reciclagem e energia impactam diretamente as questões ambientais
Hábitos alimentares, reciclagem e energia impactam diretamente as questões ambientais Hábitos alimentares, reciclagem e energia impactam diretamente as questões ambientais

A COP26 — cúpula da ONU sobre mudanças climáticas — trouxe mais uma vez à tona o debate sobre como a humanidade pode conviver com a natureza sem destruí-la. Ainda que as discussões na conferência e os acordos internacionais sejam entre nações, cada pessoa pode também tomar atitudes individuais no dia a dia para ajudar a frear os impactos do consumo no meio ambiente.

O R7 entrevistou três especialistas de áreas como energia, reciclagem e gestão ambiental, e todos afirmaram que para termos avanços significativos contra o aquecimento global será preciso a união dos cidadãos, empresas e governos.

Alimentação e vestuário

Metano emitido por gado pode ser reduzido com rações especiais
Metano emitido por gado pode ser reduzido com rações especiais Metano emitido por gado pode ser reduzido com rações especiais

O doutor André Godoi, coordenador de engenharias da Universidade Estácio de Sá em São Paulo, destaca que o gás metano emitido pelo gado, por exemplo, pode ser reduzido caso produtores mudem as rações usadas na alimentação do rebanho. Para ele, cortar o consumo de carne traria outros prejuízos para a sociedade.

“Existe uma cadeia financeira em cima do agronegócio que vai trazer, de repente, um desequilíbrio nas finanças do país e dos estados que mais produzem carne. Acredito que seria um bom equilíbrio se lá na ponta o produtor de carne tivesse um cuidado maior com rações que não causassem tanta flatulência no gado.”

Publicidade

Godoi acrescenta que atualmente os consumidores buscam conhecer mais a origem dos alimentos, o que torna vital para empresas e produtores a criação de formas de informar ao público qual o caminho que a carne percorre até chegar às prateleiras do mercado.

“[O consumidor pode] ver se a embalagem tem um QR code com todo o processo de produção, o manuseio de animais em relação ao conforto e o que a empresa faz para reduzir os impactos ambientais.”

Publicidade

Outra dica que Godoi dá é conhecer a origem das roupas que vestimos, dando preferência às que carregam a etiqueta ecofriendly, termo em inglês usado para classificar objetos ou processos que não causam grande impacto ao meio ambiente.

“As roupas ecofriendly têm muito a ver com o processo de fabricação. Por exemplo, a forma sustentável de produzir o algodão em lavouras de alta produtividade, buscando ocupar menos área, e os equipamentos usados na colheita que utilizam combustíveis menos agressivos ao meio ambiente.”

Publicidade

Embalagens e reciclagem

Embalagens podem ter nova utilidade se descartadas de maneira correta
Embalagens podem ter nova utilidade se descartadas de maneira correta Embalagens podem ter nova utilidade se descartadas de maneira correta

As embalagens são um dos grandes inimigos do meio ambiente, desde a produção até o descarte. Ana Flávia da Cruz Gomes, representante da empresa eureciclo, certificadora de logística reversa de embalagens, afirma que a sociedade precisa refletir sobre quais materiais devem entrar nas casas.

“A primeira coisa a pensar quando vem à mente essa questão [de mitigação dos impactos ambientais] é que tipo de embalagem eu vou descartar e não poderá ser reciclada.”

Ana Flávia cita o canudo plástico como um exemplo de produto que deve ser evitado, já que não se decompõe na natureza e só pode ser usado uma única vez. O item foi até proibido em algumas cidades brasileiras, como Rio de Janeiro e São Paulo. Ela ressalta a importância dessa união entre governo e sociedade para reverter os impactos ambientais.

“O Estado traz uma diretriz para que todas as empresas possam seguir o mesmo caminho, mas eu sempre digo que somos nós, os consumidores, os grandes agentes da mudança porque o Estado responde à nossa cobrança”, diz a representante da eureciclo.

Leia também

De acordo com Ana Flávia, cerca de 70% do lixo produzido nas casas é compostável, ou seja, lixo orgânico que, se manuseado de maneira apropriada, pode virar adubo. Esse processo torna a produção e o descarte de alimento um ciclo sustentável capaz de ajudar o meio ambiente.

Os materiais que formam os 30% restantes do lixo doméstico, em sua maioria, são recicláveis, como vidro, plástico e alumínio. Essas embalagens podem ser lavadas, separadas e entregues a catadores ou cooperativas especializadas no reaproveitamento de descartados.

Energia e transporte

Usinas eólicas são uma opção para a produção de energia sem o uso de combustíveis fósseis
Usinas eólicas são uma opção para a produção de energia sem o uso de combustíveis fósseis Usinas eólicas são uma opção para a produção de energia sem o uso de combustíveis fósseis

A queima de combustíveis fósseis, que tem como consequência a emissão de gases do efeito estufa, é um dos principais fatores que causam as mudanças climáticas no planeta. Branca Americano, assessora do grupo Mercurio Partners, afirma que a implementação de transporte público inteligente, que aposte em integrações moldais, pode ser a chave para a redução do número de carros nas ruas.

“Transportes públicos [são necessários] porque eles colocam mais gente em um mesmo veículo. [...] Por exemplo, [menos carros estão nas ruas] se existe o BRT e se, nas grandes estações, é implementado um transporte com veículos menores que vão levar [as pessoas] com conforto até em casa.”

Para Branca, a mudança das fontes de energia usadas no dia a dia das cidades, como a gasolina, acontecerá como um efeito dominó, no qual a primeira peça a exercer pressão é a sociedade, seguida por grandes empresas, até chegar aos governantes, que tomam as decisões mais importantes nessa área.

“É sobretudo uma tomada de consciência do indivíduo, que vai resultar em uma tomada de consciência da sociedade, que vai resultar em uma pressão nas empresas e governos. Se você pensar objetivamente sobre o que você pode fazer na sua casa, é complicado, porque energia elétrica[, por exemplo,] você vai usar aquela que a empresa distribui na região da sua residência.”

Branca explica que a energia no Brasil é considerada limpa, já que grande parte da geração é feita por hidrelétricas, ou seja, um fluxo de água movimenta turbinas para produzir eletricidade. No entanto, outros sistemas, como o eólico e o solar, são boas opções e ajudam a não emitir gases do efeito estufa.

Para a especialista, o próximo passo ligado à energia proveniente de hidrelétricas é a otimização das usinas, ou seja, projetar áreas de represas menores, mas mantendo a capacidade de produção de energia.

Como legado da pandemia do novo coronavírus, que forçou a diminuição de encontros presenciais, o coordenador de engenharias da Universidade Estácio de Sá aconselha avaliar, inclusive, se um encontro presencial pode ser substituído por um virtual para evitar o impacto do deslocamento.

"As pessoas andam menos hoje, existem menos carros. Existe muito home office hoje que vai perdurar. Ainda é muito cedo para avaliar isso, mas de repente o que estamos vendo é uma readequação [do sistema]", conclui Godoi.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.