Tecnologia e Ciência WWDC21: saiba o que esperar do evento da Apple e como assistir

WWDC21: saiba o que esperar do evento da Apple e como assistir

Empresa anuncia as atualizações de seus sistemas operacionais e novos recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência

Empresa deve anunciar novos modelos de MacBooks no evento

Empresa deve anunciar novos modelos de MacBooks no evento

Divulgação/Apple

O WWDC21, conferência anual de desenvolvedores da Apple, começa nesta segunda-feira (7) e vai até o dia 11 de junho no Apple Park, em Cupertino, na Califórnia,. O evento será realizada mais uma vez em formato totalmente online por conta da pandemia de covid-19.

A abertura será transmitida ao vivo pelo canal do YouTube da Apple e também na página oficial da empresa a partir das 14h. Em ambas as plataformas a transmissão será em inglês e é possível ativar lembretes para ser avisado no momento que começar o evento.

A expectativa para a edição deste ano é de que a bigtech apresente as novas versões dos sistemas operacionais de produtos da empresa, como iOS 15, iPadOS 15, tvOS 15, macOS 12 e watchOS 8.

Um dos maiores rumores acerca do evento é o lançamento de uma nova linha de MacBooks. Espera-se que a Apple anuncie novos modelos com 14 e 16 polegadas e com processadores desenvolvidos pela própria empresa, como o M1 anunciado no ano passado pra o iMac.

A expectativa relacionada a essa possível novidade ficou ainda maior depois que a empresa divulgou a imagem de anúncio do evento no qual três memojis aparecem navegando em dispositivos que se assemelham muito a MackBooks.

Em relação ao iOS 15 a expectativa é de que seja apresentada uma tela de bloqueio atualizada e novos recursos de privacidade. Com a atualização, as notificações também poderão ser configuradas para chegarem com ou sem som para o usuário, dependendo se eles estão acordados ou dormindo.

Para o iPadOS 15 os rumores são de que uma nova tela inicial seja anunciada e que ofereça um recurso para que o dispositivo seja controlado com o movimento dos olhos.

Um novo layout inicial e a função de modo infantil são as novidades esperadas para o tvOS 15. No caso do macOS 12, espera-se um novo nome com base em locais da Califórnia para as suas atualizações, que tiveram poucas especulações anteriores.

Para o watchOS 8 são esperadas atualizações relacionadas a recursos de saúde mental e também que novos esportes fiquem disponíveis como opções para que os usuários possam ter acesso.

Acessibilidade nos sistemas operacionais

Em alusão ao Dia da Conscientização da Acessibilidade Global, comemorado em 21 de maio, a bigtech já revelou em um comunicado que seus novos sistemas operacionais apresentarão atualizações para melhorar a navegação de usuários com algum tipo de deficiência.

“Com as atualizações de software de todos os sistemas operacionais da Apple, pessoas com diferenças entre os membros poderão navegar no Apple Watch usando o AssistiveTouch; o iPad incluirá suporte para hardware de rastreamento ocular de terceiros para facilitar o controle; e, para as comunidades de cegos e com baixa visão, o leitor de tela líder de mercado VoiceOver ficará ainda melhor usando a inteligência artificial do aparelho para explorar objetos em imagens.”

Leia mais: Nasa planeja duas novas missões a Vênus entre 2028 e 2030

Para pessoas surdas ou com problemas de audição, a Apple anunciou que seus dispositivos passarão a ser compatíveis com aparelhos auditivos bidirecionais e com audiogramas, oferecendo aos usuários a possibilidade de personalizar suas preferências de áudio com resultados recentes de testes de audição.

A empresa também anunciou o lançamento de novos sons de fundo que ajudam os usuários a se concentrar, descansar e manter a calma. Serão disponibilizados sons do oceano, de riachos e também da chuva.

*Estagiário do R7 sob supervisão de Pablo Marques

Últimas