Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Notícias R7 – Brasil, mundo, saúde, política, empregos e mais

Veja 4 bonsmotivos para manter o Aedes aegypti longe da sua família

Você pode ajudar na prevenção da reprodução do mosquito com medidas básicas, como procurar por possíveis criadouros e eliminá-los

Noticias|Matéria Patrocinada

1) Um mosquito, muitas doenças

Você sabia que além de transmitir dengue, Zika e Chikungunya, o Aedes aegypti também é vetor da febre amarela no seu ciclo urbano? A vacinação contra a febre amarela é gratuita e está disponível em todos os postos de saúde da capital paulista.

2) Gestantes devem ficar atentas

Em caso de infecção pelo vírus da Zika, principalmente, entre o primeiro e o segundo trimestre da gestação, há riscos de má formação do bebê. “O principal método de prevenção é a eliminação de criadouros, mas todas devem se prevenir usando repelentes, seguindo a orientação dos fabricantes e caso apresentem exantema (pintinhas vermelhas na pele) procurar atendimento médico imediatamente”, explica a doutora do Núcleo de Vigilância das Doenças Transmitidas por Vetores e outras Zoonoses/COVISA da Prefeitura de São Paulo, Vivian Ailt.


3) Formas mais graves

A febre amarela pode evoluir, provocando alterações no fígado e rins, além da presença de sangramentos. Quem ainda não se protegeu contra a doença, deve procurar a vacina, disponível gratuitamente em todos os postos de saúde da capital. Vale lembrar que a vacina começa a oferecer proteção 10 dias depois de aplicada.


4) Cada pessoa pode ter dengue quatro vezes

A infecção por dengue pode ser assintomática (sem sintomas), leve ou grave, e existem quatro tipos de vírus (sorotipos 1, 2, 3 e 4). Assim, cada pessoa pode ter a doença quatro vezes. A infecção por um sorotipo gera imunidade permanente para ele.


Plano Municipal de Enfrentamento às Arboviroses

Lançada recentemente pela Prefeitura de São Paulo, a iniciativa intersecretarial reúne um conjunto de ações para o combate e a prevenção de arboviroses transmitidas pelo Aedes (dengue, zika, chikungunya e febre amarela), na capital paulista. Saiba mais em http://mosquitovilao.prefeitura.sp.gov.br/

Saiba qual a unidade mais próxima da sua residência acessando o Busca Saúde

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.