Doença misteriosa foi causada por intoxicação após ingestão de peixe, diz estudo
Única paciente que não afirmou ter consumido peixe admitiu ter ingerido comida baiana
Bahia|Do R7 com Record TV Itapoan
Os mesmo pesquisadores baianos que identificaram o vírus da zika concluíram um estudo sobre a doença misteriosa que deixa a urina preta e provoca intensa dor muscular. Entre dezembro e janeiro, 50 casos foram registrados na Bahia.
De acordo com os médicos, trata-se da doença de Haff. Segundo os estudos, em quase 100% dos casos analisados, os pacientes ingeriram peixe, a maioria Olho de Boi e Badejo. A única paciente que não afirmou ter consumido peixe admitiu ter ingerido comida baiana, o que possivelmente poderia conter os peixes. Com isso, se descartou a possibilidade de um novo vírus ou bactéria relacionada com a doença.
Experimente grátis toda a programação da Record no R7 Play
Ainda de acordo com as pesquisas, a doença seria causada por uma toxina, mas pelas amostras, ainda não foi possível determinar a substância. Uma amostra de peixe ingerido por uma paciente foi encaminhado para um laboratório dos Estados Unidos, mas o resultado ainda não foi divulgado.
A doença de Haff é caracterizada por um início abrupto de dor muscular intensa associada a níveis elevados de uma enzima. Os sintomas aparecem menos de 24 horas após a ingestão de peixe e seus sintomas são: dores, urina preta e insuficiência renal.