Geladeira comunitária estimula doações e ajuda população carente de Salvador
Ação deve ser ampliada em outros bairros na capital baiana
Bahia|Do R7, com Record Bahia

Uma iniciativa que fomenta o estímulo a solidariedade está chamando a atenção das pessoas, que passam pela rua Santa Clara do Desterro, 85, situada no bairro de Nazaré, em Salvador. A Geladeira Comunitária funciona de forma favorável, tanto para quem quer doar alimentos, quanto para a população carente que tem a possibilidade de se alimentar de forma gratuita.
Trazida de forma pioneira para o Brasil, inicialmente a Geladeira Comunitária surgiu através de um empresário em Goiânia, mas na capital baiana, o despertar para a ação solidária foi introduzido por Zé Pimenta, um baiano que sonha em diminuir as distâncias e aumentar o pertencimento entre as pessoas. Além disso, a iniciativa é abraçada por uma parceria entre uma marca de camisas e o ICM (Instituto Conceição Macêdo).
Para Silvania Andio, microempresária, a iniciativa é algo interessante. A jovem diz que com troco, sempre compra biscoitos ou iogurtes.
— Eu gostei dessa iniciativa, o pouco que a gente puder ajudar. O pouco com pouco é muito.
Na rua, há pouco mais de uma semana, o eletrodoméstico está preservado e é monitorado por câmeras de segurança. As doações podem ser realizadas em qualquer período do dia, desde alimentos prontos ou cozidos, frutas, sucos, água, iogurte ou biscoitos, o objetivo da ação é transformar tanto a vida de quem doa quanto de quem recebe a doação.
Experimente grátis toda a programação da Record no R7 Play
Para Ana Paula dos Santos, uma gestante em situação de rua, após descobrir a Geladeira Comunitária já não passa fome há dois dias. A proposta é ampliar o projeto. Até junho de 2016, dez geladeiras como esta devem estar espalhadas por outros bairros da cidade.
Veja o vídeo:















