Ministério da Saúde vai distribuir teste rápido de Zika na Bahia
Ministério da Saúde anunciou a compra de 3,5 milhões de testes para identificar o vírus
Bahia|Do R7
O Ministério da Saúde anunciou, nesta terça-feira (25), a compra de 3,5 milhões de testes rápidos para identificar o vírus Zika. Dois milhões de kits devem ser distribuídos até o fim deste ano e o restante até fevereiro de 2017.
A tecnologia confirma, em 20 minutos, se o paciente está ou já foi infectado pelo vírus Zika em algum momento da vida. Com o este será possível identificar o vírus no organismo, independente do tempo de infecção. A produção do insumo será feita pelo laboratório público Bahiafarma.
Experimente grátis toda a programação da Record no R7 Play
Atualmente, o teste ofertado no SUS (Sistema Único de Saúde) é o PCR (biologia molecular), que só detecta a doença quando o vírus está presente na corrente sanguínea.
O teste será realizado em pessoas com indicação médica, sendo que as gestantes e crianças terão preferência. O diagnóstico produzido pela Bahiafarma é composto por dois cassetes portáteis em que são depositadas as amostras de soro dos pacientes a serem analisadas. A primeira tira vai identificar infecções recentes, de até duas semanas.
A segunda vai identificar se a pessoa foi infectada há mais tempo, tudo isso dentro de 20 minutos. Com a maior agilidade no resultado, o tratamento pode ser iniciado imediatamente, se tornando mais eficaz, pois o contágio pode ser confirmado assim que surgem os sintomas da doença.