Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Veja o que já se sabe sobre a doença misteriosa que deixa a urina preta 

Pesquisador suspeita que a doença pode ser causada pelo parechovirus

Bahia|Do R7

Na Bahia, 52 pacientes relataram sintomas da doença misteriosa
Na Bahia, 52 pacientes relataram sintomas da doença misteriosa Na Bahia, 52 pacientes relataram sintomas da doença misteriosa

Desde dezembro do ano passado, uma doença misteriosa tem assustado os moradores de Salvador (Bahia) e região metropolitana. Pacientes se queixam de intensa dor muscular e urina preta, mas os médico ainda não descobriram qual o nome da doença e nem a causa. Veja o que os pesquisadores, médicos e Secretaria de Saúde já sabem sobre a doença.

Quantos casos foram notificados?

Entre 14 de dezembro de 2016 a 5 de janeiro de 2017 foram notificados 52 casos suspeitos de mialgia aguda na Bahia. Segundo a Sesab (Secretaria de Saúde da Bahia), 50 pacientes eram da capital, um de Vera Cruz e um de Lauro de Freitas. Duas pessoas que apresentavam os sintomas morreram e a secretaria investiga a relação das mortes com a doença misteriosa.

Quais os sintomas?

Publicidade

A maioria dos pacientes apresenta dores musculares intensas de início súbito e dor ao leve toque no corpo. Além disso, alguns pacientes reclamam da urina preta, dores articulares e sudorese.

Doença causada pela ingestão de peixe?

Publicidade

Inicialmente, a suspeita era que a doença tivesse relação com a ingestão de peixe, já que a maioria dos pacientes relatava ter comido pescado antes de apresentar os sintomas, mas o pesquisador da UFBA (Universidade Federal da Bahia), Gúbio Soares, disse que essa hipótese está praticamente descartada e acredita que a doença seja causada por um vírus.

"Eu comecei a sentir dor nas costas, nas pernas", diz vítima de doença que causa dor e problemas renais

Publicidade

Qual vírus estaria causando a doença?

Após analisar material fecal de oito pacientes, o pesquisador Gúbio Soares suspeita que a doença pode ser causada pelo parechovirus, um vírus da mesma família da hepatite A.

— Na amostra dos pacientes que tiveram essa síndrome, com a mialgia aguda, está sendo eliminando vírus nas fezes. Estamos sequenciando esse material genético encontrado para poder dizer qual o nome real do vírus. Os vírus que estamos encontrado nessas amostras pertence a uma família Picornavírus. Como é uma família grande, eu preciso definir as minhas suspeitas que são dois vírus: parechovirus ou enterovírus.

Como se dá a contaminação em caso de parechovirus?

Caso seja confirmado que a doença é causada pelo parechovirus, o pesquisador afirma que os pacientes foram contaminados através da ingestão de alimentos como vegetais ou ter bebido água contaminada.

Qual o tratamento?

Como ainda não se sabe a causa da doença, os pacientes que apresentam os sintomas são hidratados e medicados para acabar com a dor. O infectologista Antônio Bandeira alertou para não usar anti-inflamatório para não piorar os rins. Exames de sangue também são realizado. Ainda de acordo com Bandeira, os sintomas duram de três a cinco dias e a suspensão dos remédios só é feita após a melhora do quadro.

Como andam as investigações?

Gúbio Soares ainda está sequenciando o material genético e não chegou a uma conclusão para sua pesquisa. Enquanto isso, segundo informações da Sesab, amostras de fezes foram encaminhados para a Fiocruz, no Rio de Janeiro, e amostras de peixes para o Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, e serão encaminhadas também para um laboratório dos Estados Unidos.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.