Acostumado a fazer piadas na web, criador de Dilma Bolada critica brincadeiras com incêndio no RS
Autor de sátiras nas redes sociais, estudante diz que piada seria 'indelicadeza e desrespeito'
Brasil|Do R7*
Na última quinta-feira (7), a presidente da República, Dilma Rousseff, participou de uma celebração ecumênica em memória das vítimas do incêndio em Santa Maria (RS), na Catedral Metropolitana de Brasília. Mais uma vez, os perfis falsos da presidente na internet, habituados a parodiar as falas de Dilma, respeitaram a dor dos parentes das vítimas e os pouparam.
Acostumado a tratar os compromissos da presidente Dilma Rousseff de maneira cômica e com muito bom humor, por meio das redes sociais Facebook e Twitter, o estudante de administração Jeferson Monteiro, criador da personagem Dilma Bolada, optou por não fazer nenhum tipo de brincadeira com o encontro entre familiares das vítimas da tragédia de Santa Maria com a presidente.
Opine: Você acha que existe limite para brincadeiras feitas com políticos?
No dia da tragédia, Monteiro escolheu abrir mão da irreverência no Facebook para colocar uma foto do pronunciamento real da presidente Dilma. A decisão lhe rendeu o post mais popular da história da sátira. O jovem afirma que, assim que acordou no dia da catástrofe, viu que o incêndio na boate Kiss tinha causado a morte de centenas de jovens, o que o deixou “estarrecido”.
— Pensei em deixar uma mensagem minha e pensei em não postar nada. Mas eu achei que a melhor coisa a fazer era aquilo. Foi a primeira vez que eu usei aquele espaço sem humor.
Senadora do RS diz que Congresso nunca teve simulação contra incêndio
Relembre as pérolas de 'Dilma Bolada', perfil falso da presidente na web
Monteiro diz que, naquele dia, não tinha motivação para fazer graça porque, segundo ele, “o humor tem que fazer as pessoas felizes”.
— As pessoas começaram a me mandar alguns perfis de pessoas que morreram e que curtiam a Dilma Bolada. Fiquei imaginando os amigos em comum que curtem e até familiares. Eu fiz o que deveria ser feito.
Posição Política
No Twitter, o perfil Dilma Bolada também é muito conhecido por provocar os tucanos com hashtags como #TucanadaDeitaNaBR e #ATucanadaPiraNosContatosQuentes.
Assim, o criador da personagem convive com comentários da militância de outros partidos e insinuações de que ganha para fazer seus comentários na internet.
Irônicos e divertidos, perfis falsos de Dilma, Lula, Serra e Maluf fazem sucesso nas redes sociais
Pavio curto, Dilma já deu bronca até em Angela Merkel
Essas especulações, de acordo com o estudante, são “um absurdo” e, para ele, o crescimento da personagem nas redes sociais “incomoda” outras pessoas.
— Quem acompanha sabe que o que é feito ali é humor. A Dilma Bolada tem incomodado, principalmente, quem é contra.
Mesmo admitindo que “gosta muito” da presidente, ele garante que “não tem nenhuma obrigação com o governo”.
— Acho que deveríamos ter mais pessoas como ela. Eu a admiro muito. Se um dia o PT entrar em contato comigo, eu vou falar [para o público].
Projetos
Mesmo com o sucesso da personagem, Monteiro diz que não faz planos para as eleições de 2014, caso a presidente saia candidata à reeleição.
— Na internet é tudo muito efêmero, tudo é muito passageiro. Eu procuro pensar, no máximo, em amanhã.
Porém, o estudante diz que está preparando um blog, que deve entrar no ar durante o mês de fevereiro. Além disso, também promete dar uma “cara nova” para a personagem.
— Vou mudar a foto, vou fazer uma arte e vai ficar maravilhosa.
Para ele, o brasileiro gosta de pessoas que vivem o cotidiano com bom humor e garante que seu objetivo na internet é apenas fazer as pessoas felizes.
— Meu compromisso é humor e nunca política.
Na descrição da página falsa de Dilma Bolada, o criador resume Dilma assim: "Sou linda, sou diva, sou Presidenta. Sou Dilma! Sou uma sátira, se você não sabe o que é uma sátira, pega o número da fila do Bolsa Escola! Siga também no twitter: www.twitter.com/diImabr".
* Colaborou Giorgia Cavicchioli, estagiária do R7.