Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Anac reforçará inspeção nos aeroportos a partir desta segunda (17)

Para a Anac, a medida não tem ligação com as Olimpíadas ou qualquer outro fato externo

Brasil|

Anac recomenda aos passageiros que se apresentem com 1h30 de antecedência do horário da partida dos voos nacionais
Anac recomenda aos passageiros que se apresentem com 1h30 de antecedência do horário da partida dos voos nacionais Anac recomenda aos passageiros que se apresentem com 1h30 de antecedência do horário da partida dos voos nacionais

A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) vai reforçar a fiscalização nos aeroportos do País a partir desta segunda-feira (18), a poucos dias do início dos jogos Olímpicos. Conforme a Anac, a segurança do transporte aéreo envolve procedimentos como revista de passageiros para o acesso às áreas restritas dos aeroportos — áreas de embarque, pista e aeronaves — e a inspeção de bagagens.

A agência ressalta que a medida não tem ligação com as Olimpíadas ou qualquer outro fato externo, e não tem prazo para terminar.

— Esses procedimentos de segurança são adotados e padronizados internacionalmente.

Pesquisa mostra qual dia da semana a passagem aérea está mais barata

Publicidade

Todos os passageiros estão sujeitos a passar por revista física por um agente do mesmo sexo, independentemente do disparo do alarme do equipamento de raios X. A agência explica que a revista poderá ocorrer em local público ou reservado, a critério do passageiro e do agente, e com presença de testemunha.

Também será exigida a retirada de computador portátil e de outros dispositivos eletrônicos do interior de malas e mochilas transportadas na bagagem de mão, que terão de passar por raio X. Atualmente, a medida é adotada somente para voos internacionais.

Publicidade

A inspeção manual aleatória de pertences de mão no momento da passagem pelo equipamento de raio X também poderá ser solicitada. Neste caso, informa a Anac, os passageiros deverão abrir suas bagagens de mão para inspeção pelo agente. Em caso de recusa, o passageiro será proibido de acessar a área de embarque.

Nem mesmo crianças poderão ficar fora da inspeção. Contudo, a agência afirma que "a idade mínima é uma informação reservada por questões de segurança." Os passageiros com necessidade de assistência especial também serão inspecionados.

Publicidade

A Anac recomenda aos passageiros que se apresentem com 1h30 de antecedência do horário da partida dos voos nacional.

Voos noturnos podem custar até três vezes mais, diz pesquisa

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.