Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Após ganhar fama na Lava Jato, "Japonês da Federal" é preso

Mandado judicial contra Newton Ishii foi expedido pela 4ª Vara Federal de Foz do Iguaçu

Brasil|Marc Sousa, da TV Record, em Curitiba (PR)

"Japonês da Federal" foi preso hoje por participar de esquema de contrabando em 2003. Defesa quer que ele vá para o regime aberto
"Japonês da Federal" foi preso hoje por participar de esquema de contrabando em 2003. Defesa quer que ele vá para o regime aberto "Japonês da Federal" foi preso hoje por participar de esquema de contrabando em 2003. Defesa quer que ele vá para o regime aberto

O agente da PF (Polícia Federal) Newton Ishii, que ficou famoso nas prisões e escolta de empreiteiros, políticos, lobistas e agentes públicos nas fases passadas da Operação Lava Jato e ganhou o apelido de "Japonês da Federal", foi preso na última terça-feira (7).

O mandado de prisão foi expedido pela 4ª Vara Federal de Foz do Iguaçu (PR). Ele está na carceragem da Superintendência da PF em Curitiba (PR). O motivo da prisão de Ishii é uma condenação em segundo grau por causa de participação em um esquema de contrabando. 

Em 2003, o "Japonês da Federal" e outros 22 policiais federais alvos da Operação Sucuri, que apurou um esquema formado por agentes da PF e da Receita Federal que facilitava o contrabando de produtos ilegais na fronteira com o Paraguai em Foz do Iguaçu (PR).

"Japonês da Federal" vira marchinha de Carnaval. Ouça

Publicidade

Leia mais notícias de Brasil e Política

Ishii responde a três processos derivados da Operação Sucuri, sendo um na esfera criminal, outro administrativo e um terceiro por improbidade administrativa.

Publicidade

Em março deste ano, o STJ (Superior Tribunal de Justiça) negou parcialmente recurso de Ishii e manteve a sentença da Justiça Federal no Paraná, que o condenou por corrupção e descaminho, ao facilitar a entrada no Brasil de produtos contrabandeados do Paraguai.

A defesa de Ishii informou que vai trabalhar para que o agente vá para o regime aberto, uma vez que ele cuidava da carceragem da PF e estaria sujeito a retaliação. A decisão ficará a cargo da juíza da Vara de Execuções Penais de Foz do Iguaçu, Juliana Arantes Zanin.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.