Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

"Aproximação dos EUA e Cuba traz consequências formidáveis para a América Latina", diz ex-presidente do México

Vicente Fox concedeu entrevista à Record News e ao R7 durante o 14º Fórum de Comandatuba

Brasil|Alexandre Saconi, do R7, enviado a Comandatuba*

Vicente Fox diz que há uma onda de populismo na América Latina
Vicente Fox diz que há uma onda de populismo na América Latina Vicente Fox diz que há uma onda de populismo na América Latina

A população cubana irá se beneficiar muito da reaproximação entre o país e os Estados Unidos. Essa é a visão de Vicente Fox, ex-presidente do México, que concedeu entrevista exclusiva a Heródoto Barbeiro, apresentador da Record News, e ao Portal R7. Questionado sobre quais consequências a reaproximação trará para a América Latina, o político foi enfático.

— [Consequências] Formidáveis! Isso é algo que deveria ter sido feito há muito tempo. Cuba foi omissa, o senhor Castro e os EUA foram omissos. Creio que essa é uma medida muito grande, que irá beneficiar a todo um povo. Assim, que Cuba volte a participar ao lado de todos os países latino americanos em pé de igualdade.

O ex-presidente do México, que participa do 14º Fórum de Comandatuba, promovido pelo Lide (Grupo de Líderes Empresariais), relata torcer para que essa reaproximação não termine em um processo burocrático.

Leia mais notícias de Brasil no Portal R7

Publicidade

"É uma questão de medida. Todas as drogas fazem mal", diz FHC sobre legalização das drogas

— Espero [que a reaproximação] se acelere, que não termine em um processo burocrático e lento. Para o bem de Cuba e para o bem dos EUA, isto tem de caminhar rápido. Ao final, espero que Cuba, com esta medida, posicione-se sobre a o respeito profundo aos direitos humanos, onde não vai muito bem nesta matéria. E, em segundo lugar, a respeitar democracia e a liberdade de todos os cubanos.

Publicidade

Ao ser questionado se acreditava que na América Latina existem duas tendências, uma voltada para o mercado e outra para aquilo chamado “socialismo do século 21”, Fox nega essa imagem para o continente.

— Mais do que um socialismo, é cometido um populismo e uma demagogia que atenta contra as liberdades do povo da Venezuela. Faço votos para que [Nicolás] Maduro seja maduro e tome decisões sensatas, e não reprimindo aos estudantes e ao povo.

Publicidade

A entrevista será transmitida na íntegra nesta quarta-feira (22) pela Record News.

* O jornalista viajou a convite do Lide (Grupo de Líderes Empresariais)

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.