Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Associação dos delegados da PF manifesta 'preocupação' com diálogo de Jucá sobre Lava Jato

Ministro foi flagrado em conversa com executivo sugerindo pacto para brecar investigações

Brasil|Do R7

Romero Jucá
Romero Jucá Romero Jucá

A ADPF (Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal) afirmou, nesta segunda-feira (23), ver com “preocupação” os diálogos nos quais Romero Jucá sugere um pacto no governo para deter as investigações da Operação Lava Jato.

Após a divulgação da conversa pelo jornal Folha de S.Paulo, Jucá anunciou que se afastará do cargo de ministro do Planejamento do governo interino de Michel Temer até que o Ministério Público emita um parecer sobre as gravações.

“A entidade já havia alertado para as repetidas tentativas de interferência política no trabalho da Polícia Federal e repudia qualquer ato no sentido de impedir a continuidade de uma das mais importantes investigações em curso no Brasil”, afirma a ADPF em nota.

No texto, a ADPF defende a aprovação da PEC (Proposta de Emenda Constitucional) 412/2009, em tramitação no Congresso Nacional, que estabelece a autonomia para a Polícia Federal.

Publicidade

“A ADPF também defende que o governo escolha o novo diretor-geral da Polícia Federal com base na lista tríplice em elaboração pelos delegados federais”, diz a nota. “A indicação por meio da lista é essencial para o fortalecimento da PF e para garantir a independência das investigações atualmente em curso.”

“É preciso ainda que o diretor-geral tenha mandato de três anos, com possibilidade de uma recondução”, defende a ADPF. “A votação nos nomes que integrarão a lista acontece em 30 de maio. Em 1º de junho, a Associação entregará a lista ao presidente Michel Temer e ao ministro da Justiça, Alexandre de Moraes.”

Leia mais notícias de Brasil no R7

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.