Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Ausência de mídia local na maioria das cidades afeta 37 mi no país

Conceito inclui locais onde não há veículo local de imprensa para informar a população sobre o que ocorre na cidade

Brasil|

Situação é pior no Nordeste e Norte
Situação é pior no Nordeste e Norte Situação é pior no Nordeste e Norte

A maior parte dos municípios brasileiros, 62,6% do total, são "desertos de notícias" — onde não há veículo local de imprensa para informar a população sobre o que ocorre na cidade.

Nessa situação, vivem 37,4 milhões de pessoas, de acordo com levantamento realizado pelo Atlas da Notícia — publicado nesta quarta-feira (11). Nordeste (73,5% dos municípios) e Norte (71 8%) são as regiões com maior proporção de "desertos". Em Estados dessas regiões, a porcentagem é maior: Tocantins (89,2%), Rio Grande do Norte (85,6%), Piauí (83%) e Paraíba (81,6%).

Há ainda os "quase desertos" de notícias - 19,2% dos municípios. São localidades que têm apenas um ou dois veículos jornalísticos. Ao menos 27,5 milhões de brasileiros vivem em cidades assim, segundo a pesquisa do Projor (Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo).

Eleição

Publicidade

Isso quer dizer que 64,8 milhões de pessoas — ou 31% da população nacional — podem ficar mal informadas sobre o poder público municipal para as eleições do ano que vem.

"Nas eleições passadas, de 2016, não se colocava a atenção que se coloca agora sobre desinformação", afirmou o jornalista Sérgio Lüdtke, editor-chefe do projeto Comprova, coalizão para checar boatos formada por 24 veículos de comunicação, incluindo o Estado. "Agora temos grupos que abastecem as redes com conteúdo malicioso e as pessoas continuam muito suscetíveis a esse tipo de informação", afirmou.

O projeto teve apoio de 193 colaboradores e de 22 escolas de jornalismo, além da Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo) e da Intercom (Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação). O financiamento é do Facebook Journalism Project. 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.