Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Bloquear Trump poderia afetar republicanos em eleições nos EUA, diz pesquisa Reuters/Ipsos

Brasil|

Por Chris Kahn

(Reuters) - Um terço dos eleitores republicanos que apoiam Donald Trump poderia virar as costas para seu partido nas eleições presidenciais de novembro se sua a nomeação for negada em uma convenção, de acordo com uma pesquisa da Reuters/Ipsos.

Os resultados são uma má notícia para os rivais de Trump, bem como as elites partidárias contrárias ao bilionário do ramo imobiliário, sugerindo que um candidato republicano alternativo para a corrida presidencial de 8 de novembro teria um caminho mais duro contra os democratas.

"Se a eleição estivesse próxima, esta seria uma notícia devastadora" para os republicanos, disse o especialista em comparecimento eleitoral da Universidade de Columbia, Donald Green.

Publicidade

A pesquisa da Reuters/Ipsos realizada de 30 de março a 8 de abril fez duas perguntas aos apoiadores republicanos de Trump: se Trump ganhar a maioria dos delegados nas primárias mas perder a indicação, o que eles fariam no dia da eleição, e como isso teria impacto em sua relação com o Partido Republicano?

Sessenta e seis por cento disseram que votariam no candidato que eventualmente for indicado, embora o terço restante estivesse dividido entre alternativas como não votar, apoiar um candidato de um terceiro partido, e mudar de partido e indicar no democrata indicado.

Publicidade

Enquanto isso, 58 por cento disseram que permaneceriam com o partido republicano. Outros 16 por cento disseram que iriam deixá-lo, e 26 por cento disseram que não sabiam o que iriam fazer com o seu registro. A pesquisa online com 468 apoiadores de Trump tem um intervalo de credibilidade de 5,3 pontos percentuais.

Trump chegou ao topo das pesquisas nacionais na maior parte do corrida para a nomeação republicana, e ganhou mais delegados do que qualquer outro Republicano até agora. Uma pesquisa online da Reuters/Ipsos entre 4 a 8 de abril mostrou que 42 por cento dos republicanos apoiavam Trump, em comparação aos 32 por cento para o senador texano Ted Cruz e 20 por cento para o governador de Ohio John Kasich. [L2N17B1J0]

Cruz e Kasich disseram que seus caminhos para a vitória confiam em ganhar, pelo menos, votos suficientes para bloquear uma vitória definitiva de Trump e forçar uma decisão na Convenção Nacional Republicana em Cleveland.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.