Câmara remarca para as 17h30 eleição do novo presidente da Casa
Disputa conta com 14 deputados inscritos para preencher o cargo deixado por Eduardo Cunha
Brasil|Do R7, com Agência Câmara

Após adiar para as 19h a sessão para a eleição do novo presidente da Câmara dos Deputados, o pleito foi antecipado para às 17h30 desta quarta-feira (13), conforme informou a Secretaria-Geral da Mesa Diretora da Casa. A previsão inicial era de começar os discursos de cada um dos 14 candidatos inscritos para ocupar o cargo às 16h.
O parlamentar a ser eleito cumprirá, até fevereiro de 2017, o "mandato-tampão" deixado pelo deputado afastado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que renunciou na última quinta-feira (7) à Presidência da Casa.
Para o pleito, foram admitidas candidaturas de qualquer bancada representada na Câmara e também candidaturas individuais. O prazo para o registro das candidaturas terminou ao meio-dia. Ao todo, 18 deputados chegaram a se candidatar para concorrer ao cargo, mas Heráclito Fortes (PSB-PI), Beto Mansur (PRB-SP), Maria do Rosário (PT-RS) e Fausto Pinato (PP-SP) desistiram da disputa.
Os deputados puderam retirar a candidatura até as 15h. Após o início da sessão, cada um dos 14 candidatos inscritos terá 10 minutos para fazer um discurso no Plenário apresentando as suas propostas.
Saiba quem são os candidatos à Presidência da Câmara
Beto Mansur, Fausto Pinato e Maria do Rosário retiram candidatura para presidência da Câmara
Após os pronunciamentos, terá início o processo de escolha do novo presidente em votação secreta, registrada nas urnas eletrônicas instaladas no Plenário.
Se nenhum deputado obtiver a maioria dos votos dos deputados presentes no primeiro turno, o segundo turno entre os dois mais bem votados acontecerá uma hora depois do encerramento da primeira votação, e cada candidato terá novamente 10 minutos para falar. O parlamentar que tiver o maior número de votos será eleito. Em caso de empate, será eleito o candidato mais idoso dentre os de maior número de legislaturas na Casa.















