Logo R7.com
RecordPlus
Notícias R7 – Brasil, mundo, saúde, política, empregos e mais

Câmara se prepara para maratona de discursos sem pausa até votar impeachment

Deputados vão revezar durante o sábado e a madrugada de domingo antes do pleito às 14h

Brasil|Raphael Hakime, do R7, em Brasília

  • Google News
Eduardo Cunha prevê sessão ininterrupta entre sábado e domingo
Eduardo Cunha prevê sessão ininterrupta entre sábado e domingo

Você já ouviu aquela história de ganhar no grito? É mais ou menos isso o que acontece na Câmara dos Deputados neste sábado (16), um dia antes da votação do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff. Oposicionistas tentam angariar os 342 votos necessários para aprovar o processo, enquanto o governo busca 172 para inocentar Dilma.

A maratona de discursos começou na última sexta-feira (15), quando cada um dos partidos com representatividade na Câmara teve 1 hora cada para distribuir entre seus deputados como julgassem melhor. Isso já totalizou 25 horas, sem considerar as falas dos líderes nos intervalos entre os discursos dos partidos.


Neste sábado, outros 249 deputados se inscreveram, por vontade própria, para falar – são 79 contrários e 170 favoráveis ao impeachment. Cada um terá 3 minutos e, portanto, serão mais 12 horas e 45 minutos de pronunciamentos.

Leia mais notícias de Brasil e Política


Diante dessa maratona de discursos, o presidente da Câmara, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), admitiu que uma sessão pode se emendar na outra até domingo (17), quando o processo de impeachment será votado no plenário da Câmara.

— Se houver utilização de tempo direto, dificilmente você vai conseguir concluir. Então é provável que não tenha interrupção. Que vá direto até domingo. Uma sessão atrás da outra até concluir todos.


O primeiro secretário da Câmara, deputado Beto Mansur (PRB-SP), informou que já existe um revezamento na presidência das sessões da Casa para driblar o cansaço.

— Você tem 25 partidos e, teoricamente, cada partido tem 1 hora para falar. No meio, entre um partido e outro, estão falando líderes. Então, é uma sessão que leva tempo. [...] Lógico que você tem partido aqui que tem um deputado. Ele não vai falar por uma hora, penso eu. Mas ele vai poder falar. Mas nós vamos tocar.

A Secretaria-Geral da Mesa da Câmara dos Deputados estima que haverá três sessões extraordinárias, entre 11h de sábado e 2h da madrugada de domingo. Pode acontecer, no entanto, de não haver tempo para todos os inscritos falarem.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.