Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Citado pelo advogado de Cerveró, Romário nega ter conta na Suíça

Em áudio, Edson Ribeiro diz que senador retirou dinheiro de banco para não ser preso

Brasil|Do R7

Romário chegou a viajar à Suíça para desmentir reportagem que afirmava que ele possuía contas naquele país
Romário chegou a viajar à Suíça para desmentir reportagem que afirmava que ele possuía contas naquele país Romário chegou a viajar à Suíça para desmentir reportagem que afirmava que ele possuía contas naquele país

O senador Romário (PSB-RJ) afirmou, em nota divulgada nesta quarta-feira (25), que não tem conta em banco suíço nem firmou acordo para apoiar o pré-candidato do PMDB à Prefeitura do Rio, Pedro Paulo Teixeira. As acusações foram feitas pelo advogado Edson Ribeiro, que defende o ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró.

Em conversa com o senador Delcídio Amaral (PT-MS), preso nesta quarta-feira pela Polícia Federal sob acusação de tentar atrapalhar a Operação Lava Jato, o advogado afirmou que Romário mantinha uma conta na Suíça. Na sequência, Delcídio afirmou que Paes e Romário firmaram acordo para que o senador apoie Pedro Paulo à sucessão municipal no Rio. Romário é cotado para disputar o cargo no ano que vem.

Em trecho da conversa, ocorrida em 4 de novembro e gravada de forma oculta por um terceiro participante, Delcídio afirma ter recebido o prefeito Eduardo Paes, Pedro Paulo (atual secretário municipal de Governo do Rio), Romário e o senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES).

Banco suíço confirmou que os extratos de suposta conta são "falsos", diz Romário

Publicidade

Então o advogado Ribeiro comenta: "Fizeram acordo, né?" Delcídio responde: "Diz o Eduardo que fez". "Foi Suíça", afirma o advogado. "Tinha a conta realmente do Romário. Tinha dinheiro no banco que foi encontrado. 'Tira, senão você vai preso'", continua Ribeiro.

Delcídio comenta: "O que eu achei estranho foi ele [Paes] chegar [para uma reunião com Delcídio acompanhado de Romário]. Eu disse: 'Romário, o que você está fazendo aqui?' E ele me disse: 'Estou acompanhando o Eduardo'"

Publicidade

O advogado interrompe: "Esquisito né? Essa é a informação que me deram". E Delcídio continua: "Ele [Paes] me disse: 'Não, Delcídio. Eu chamei o Romário', disse na frente do Romário, 'nós acertamos uma aliança para o Romário apoiar o Pedro Paulo'. Mas tem esse motivo é? Não é possível o que aconteceu. Quando eles chegaram eu disse: 'O que vocês estão fazendo aqui, juntos?' Daí o Eduardo explicou que fizeram uma composição. Daí eu fui fazer uma foto e eles fizeram juntos com as mãos".

Nota

Publicidade

A nota divulgada por Romário começa em tom informal: "Galera, sobrou de novo para mim. Está brabo o negócio". Em seguida ele expõe sua versão do episódio: "Encontrei o senador Delcídio Amaral no dia 4 de novembro, quarta-feira, para tratar da votação de um Projeto de Resolução do Senado (PRS 50/2015), do senador José Serra, do qual fui coautor. Na ocasião, foi feito um pedido ao senador Delcídio Amaral, que preside a Comissão de Assuntos Econômicos, para agilizar a tramitação do projeto, que tinha o senador Ricardo Ferraço como relator. Participaram da reunião o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, o secretário de Governo, Pedro Paulo, e o senador Ricardo Ferraço. Todos diretamente interessados na aprovação dessa resolução, que propôs o fim de barreiras à cessão de dívida ativa de Estados e municípios. Esse foi o teor da reunião", narra o ex-jogador, que em seguida se refere à conversa gravada.

"No áudio, meu nome é citado. E uma história diferente [...] é contada. O advogado levanta suspeita sobre um assunto que já foi esclarecido por mim e pelas autoridades brasileiras e suíças. Aqueles que novamente fazem acusações inverídicas claro que responderão à Justiça. Qual a credibilidade do advogado de um bandido, corrupto e responsável por roubar uma das principais empresas do País?", questiona.

Sobre o apoio a Pedro Paulo, Romário afirma que "não é novidade para ninguém que o prefeito Eduardo Paes tem interesse que eu apoie o seu candidato à sucessão", sem esclarecer se vai ou não apoiá-lo.

Ao concluir o texto, Romário volta a se referir à suposta conta na Suíça. "Não sou responsável pelo que terceiros falam, apenas pelos meus atos. Assim sendo, deixo claro que não tenho nenhum acordo com ninguém e, infelizmente, o dinheiro não é meu. Digo infelizmente porque, com certeza, se fosse meu, seria fruto de muito trabalho honesto".

Uma reportagem da revista Veja dizia que Romário tinha contas na Suíça. O senador viajou até o país europeu e desmentiu a publicação. Posteriormente, a revista admitiu um erro ao divulgar a informação.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.