Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Notícias R7 – Brasil, mundo, saúde, política, empregos e mais

Com falta de papel, passaporte leva até 45 dias para sair

Prazo era de 6 dias úteis. Casa da Moeda culpa fornecedor por falha no envio do documento

Brasil|Do R7

Passaporte está com atraso na entrega por causa da falta de papel
Passaporte está com atraso na entrega por causa da falta de papel

A emissão de passaportes enfrenta problemas nos últimos dias e o prazo para a entrega do documento já chega a até 45 dias corridos após o pedido, informaram a PF (Polícia Federal) e a CMB (Casa da Moeda do Brasil). O prazo original é de seis dias úteis.

O problema foi a falta de matéria-prima para fazer as capas do documento, cuja responsabilidade da fabricação é da Casa da Moeda — a PF é responsável por receber os pedidos apenas.

Em nota, a Casa da Moeda afirmou que "está trabalhando 24h, durante os 7 dias da semana, para atender à população" e normalizar o envio do documento.

Leia mais notícias de Brasil e Política


No entanto, ressalta que "apesar de todos os esforços junto ao fornecedor, as entregas não foram regularizadas e o estoque atual ainda é insuficiente para colocar em dia a demanda reprimida".

Também em nota, a PF disse que o brasileiro que tiver muita urgência poderá pagar uma taxa para acelerar o processo: "A legislação brasileira permite que o usuário, que não tenha condições de aguardar o prazo atual de entrega, solicite um Procedimento de Entrega Urgente mediante o pagamento de taxa extra de R$ 77,17, via GRU a ser requerida nos postos de atendimento".


Pelas vias normais, a produção do documento considera a data de solicitação. Porém, a Casa da Moeda criou o e-mail meupassaporte@cmb.gov.br para atender diretamente quem fez pedido de passaporte. O órgão pede para encaminhar a mensagem com nome completo e número de protocolo.

A Casa da Moeda informou ainda que "mantém contato diário com fornecedor e reafirma seu compromisso de tentar antecipar todas as entregas ao cidadão o mais breve possível". Em seguida, pediu desculpas pela interrupção no serviço.

— Ainda não há previsão de voltar ao prazo original [6 dias úteis]. A Casa da Moeda se desculpa com a população por todos os transtornos.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.