Logo R7.com
RecordPlus
Notícias R7 – Brasil, mundo, saúde, política, empregos e mais

Comissão de Ética Pública arquiva pedido de investigação de viagem de Dilma

PSDB questionou parada da presidente em Lisboa e gastos na capital 

Brasil|Kamilla Dourado, do R7, em Brasília

  • Google News
Segundo presidente da comissão, órgão não tem competência para investigar conduta da Chefe do Executivo
Segundo presidente da comissão, órgão não tem competência para investigar conduta da Chefe do Executivo

A Comissão de ética Pública da Presidência da República arquivou nesta quarta-feira (29) o pedido feito pelo PSDB para que fosse investigada a parada que a presidente Dilma Rousseff fez com sua comitiva em Lisboa, Portugal. A escala não estava prevista na agenda oficial da Chefe do Executivo.

Dilma ficou na cidade por uma noite após participar do Fórum Econômico Mundial de Davos, na Suíça. De lá a presidente viajou para Cuba em visita oficial.


Dilma perde a paciência com foto postada no Instagram. Veja

Leia mais notícias de Brasil e Política


Segundo o presidente da comissão, Américo Lacombe, o órgão é ligado à presidência e, por isso, não tem competência para apurar a conduta da presidente.

— Nós somos um órgão auxiliar da presidente, estamos aqui para auxiliar a presidente. Está lá na lei e não tem como. Quem fez o regulamento não foi o presidente Lula, foi o presidente Fernando Henrique Cardoso. Se o deputado [Carlos Sampaio, do PSDB] quiser, que vá se queixar com o líder do partido dele.


O pedido de investigação foi protocolado na última terça-feira (28) pelo deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP) que também recorreu à Procuradoria Geral da República contra a escala e os gastos na capital portuguesa.

Segundo o governo federal, a parada foi necessária porque o avião da Presidência não tinha autonomia suficiente para viaja de Zurique, na Suíça, até Havana, em Cuba. Em Lisboa, Dilma ficou hospedade em um quarto com diária de R$ 26 mil e jantou em um dos restaurantes mais caros da cidade. A presidente, no entanto, disse que pagou a própria conta.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.