Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Conselho de Ética adia votação do parecer do processo de Cunha para amanhã

Relator pediu mais tempo para analisar pedido apresentado por aliado do peemedebista

Brasil|Da Agência Câmara

Marcos Rogério (foto) pediu cassação de Eduardo Cunha
Marcos Rogério (foto) pediu cassação de Eduardo Cunha Marcos Rogério (foto) pediu cassação de Eduardo Cunha

O presidente do Conselho de Ética, José Carlos Araújo (PR-BA), encerrou por volta das 14h30 desta terça-feira (7) a reunião sem votar o parecer do deputado Marcos Rogério (DEM-RO) pela cassação do deputado afastado Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

Rogério pediu mais tempo para analisar o voto em separado apresentado pelo deputado João Carlos Bacelar (PR-BA), que pediu, ao invés da cassação, a suspensão do mandato de Cunha por três meses.

— Não poderia, por dever de lealdade, fazer a análise de forma açodada. Para fazer essa análise mais detalhadamente, poderia apresentar as alegações finais ainda nesta quarta-feira.

Com isso, a votação do parecer pela cassação de Cunha foi adiada para esta quarta-feira (8).

Publicidade

Sessão do Conselho de Ética tem barraco entre deputados

Parecer

Publicidade

O parecer foi apresentado na reunião da última quarta-feira (1), mas um pedido de vista conjunta adiou a discussão do parecer. Marcos Rogério recomendou a cassação do mandato do parlamentar por quebra de decoro. O relator acusa Eduardo Cunha de ter mentido à CPI da Petrobras ao declarar que não possuía contas no exterior.

Segundo o relator, a partir de documentos do STF (Supremo Tribunal Federal) e do Banco Central, “os trustes instituídos pelo deputado Eduardo Cunha representam instrumentos para tornar viável a prática de fraudes”.

Publicidade

Defesa

O advogado de Eduardo Cunha, Marcelo Nobre, rebateu as acusações e reafirmou que truste não é conta bancária e não pode ser considerado propriedade, por isso, Cunha não teria mentido na CPI da Petrobras. “Truste não é propriedade. Não se pode considerar um truste como um bem seu”, afirmou.

Marcelo Nobre justificou que a Receita Federal não autuou seu cliente por contas no exterior, porque elas não existem. “Por que a Receita não autuou meu cliente? Porque não existe [conta no exterior]. A Receita é formada por gente séria, competente e atuante. Eles não fizeram nada, porque não existe”, defendeu o advogado.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.