Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Copa e Olimpíadas: “O Brasil não está pronto em absolutamente nada”, diz João Doria Jr.

Fórum organizado pelo empresário vai reunir setor público e privado para debater o tema

Brasil|Do R7

Doria destaca a simpatia do povo como principal vantagem do Brasil
Doria destaca a simpatia do povo como principal vantagem do Brasil Doria destaca a simpatia do povo como principal vantagem do Brasil

O Brasil está atrasado em todas as áreas que necessitam de investimentos para os dois grandes eventos esportivos que se aproximam, a Copa do Mundo de Futebol de 2014, e as Olimpíadas de 2016. A avaliação é do empresário João Doria Jr., presidente do Lide (Grupo de Líderes Empresariais), uma das maiores organizações do setor no País.

Doria destaca como principais gargalos as obras nos aeroportos, portos e rodovias, além da falta de segurança pública e da baixa expansão da rede hoteleira. Segundo o empresário, neste momento, o poder público está consciente do que deve ser feito, mas essa percepção teria vindo “tarde demais”.

— O Brasil não está pronto em absolutamente nada. Agora é que começaram a implantar programas de privatização nos aeroportos, mas poderiam ter feito isso há dez anos. Antes tarde do que nunca, ok. Mas nós não vamos ter aeroportos em condições plenas de receber os jogos da Copa do Mundo e teremos dificuldades mesmo no caso do Rio de Janeiro, em 2016.

Leia mais notícias de Brasil

Publicidade

A falta de sinalização em inglês também foi apontada pelo empresário, em conversa com o R7, como outra falha de infraestrutura do Brasil para recepção de estrangeiros. De acordo com ele, nem mesmo São Paulo, o maior centro econômico do País, tem placas suficientes em língua universal.

O empresário observa, entretanto, que alguns desses problemas podem ser amenizados por uma característica peculiar do brasileiro: a simpatia. Segundo ele, o entusiasmo das comunidades onde serão realizados os jogos da Copa e os jogos olímpicos vai ajudar a superar “muitas das inconveniências que nós teremos no plano de infraestrutura”.

Publicidade

— Todo mundo gosta se um sorriso, de uma atenção, de uma delicadeza. Não há ninguém no mundo que não se sensibilize com isso. O Brasil tem isso. Esse é o lado bom do Brasil.

Fórum

Publicidade

Os dois grandes eventos esportivos que serão realizados no Brasil vão nortear as discussões da 12ª edição do tradicional Fórum do Comandatuba, que acontecerá no último fim de semana de abril, na Bahia, com o tema: “Brasil: preparado para Copa e Olimpíadas?”. Promovido peloLide, o fórumreúne políticos e os principais empresários do País.

De acordo com João Dória, o objetivo do encontro é unir esforços dos setores público e privado em prol do desenvolvimento econômico do País.

— Comandatuba oferece uma agenda positiva para o setor público e privado discutirem e encontrarem caminhos comuns para acelerar o desenvolvimento econômico do País e melhorar as condições sociais.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.