Corrupção foi o que motivou protestos de domingo, diz Datafolha
Pedido de impeachment da presidente Dilma ficou em segundo lugar em pesquisa
Brasil|Do R7
A maioria das pessoas que foi às ruas de São Paulo no último domingo (15) protestava contra a corrupção. O pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff não era o principal motivo, ficando em segundo lugar. Isso é o que mostra pesquisa Datafolha divulgada pela Folha de S.Paulo nesta terça-feira (17).
O primeiro motivo foi citado por quase metade dos entrevistados pelo instituto durante o ato. Já o segundo motivo foi mencionado por 27% das pessoas que estavam no local protestando.
Pessoas que foram às ruas para protestar contra o PT somam 20% e contra os políticos foram 14%. A avenida Paulista recebeu 210 mil manifestantes, ainda segundo do Datafolha.
Os manifestantes também foram questionados sobre em quem votaram: 82% disseram ter votado em Aécio Neves (PSDB) no segundo turno. Já 37% falaram que têm simpatia pelo PSDB.
Questionados sobre quantas vezes já foram em uma manifestação, 74% das pessoas disseram que participaram de um protesto pela primeira vez.
Perfis
O instituto fez pesquisa semelhante na última sexta-feira (13) com manifestantes do ato liderado por movimentos sociais. Desta forma, é possível fazer um comparativo entre os perfis das pessoas que foram às ruas nas duas ocasiões.
Na sexta-feira, o público era formado, em sua maioria, por eleitores da presidente Dilma (71%). Para eles, o principal motivo da manifestação foi protestar contra perdas de direitos trabalhistas (25%). O protesto para aumento salarial para professores representou 22%, por reforma política (20%) e em defesa da Petrobras (18%). A defesa da presidente foi citada por 4% das pessoas que estavam no local.
No ato que foi liderado por movimentos sociais, 68% das pessoas tinham ensino superior. Na manifestação de domingo o número chegou a 76%.
Em relação à renda, a dos manifestantes de domingo era maior: 41% recebem mais de 10 salários mínimos ante 12% no protesto que aconteceu no dia 13.
O governo Dilma foi desaprovado por 96% do público deste domingo. Porém, 26% do público de sexta desaprova a gestão da presidente.
No domingo, 90% das pessoas disseram que Dilma sabia da corrupção na Petrobras, mas mesmo assim, deixou que ela ocorresse. Na sexta, 36% achava que ela tinha conhecimento, mas que ela não podia fazer nada para evitar a situação.
Semelhanças
Apesar de terem posições políticas diferentes, os dois grupos defendem a democracia, em sua maioria. Eles apontaram o sistema político como o melhor para o País.
Os dois também concordam em relação à avaliação negativa do Congresso Nacional. Ele foi avaliado como ruim ou péssimo para 61% das pessoas que estavam se manifestando na sexta. A taxa chegou a 77% dos manifestantes de domingo.