Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Cúpula do Mercosul que passaria presidência à Venezuela não será realizada, diz fonte

Brasil|

Por Lisandra Paraguassu

BRASÍLIA (Reuters) - A reunião de chefes de Estado do Mercosul, que iria passar a presidência do bloco à Venezuela, não vai ser realizada como previsto, disse à Reuters uma alta fonte do governo, acrescentando que será marcada uma reunião de chanceleres que não terá poder para definir sobre a presidência.

“Ainda se está discutindo. Já teve precedentes para se adiar uma cúpula. Em 2013 a Venezuela ficou mais de um ano na presidência”, disse a fonte nesta quinta-feira.

Não há um consenso entre os quatro países do bloco (Brasil, Uruguai, Argentina e Paraguai) –fora a Venezuela– sobre entregar ou não a presidência a Nicolás Maduro.

Publicidade

No início desta semana, em uma reunião bilateral entre os chanceleres do Uruguai, Rodolfo Nin Novoa, e da Argentina, Susana Malcorra, os dois países teriam acertado que a passagem da presidência seria feita em uma reunião em nível ministerial ainda sem data, algo que nunca aconteceu antes.

Em entrevista, Nin Novoa atribuiu a decisão a problemas políticos que estariam sendo enfrentados pela Venezuela e pelo Brasil, o que incomodou o Itamaraty. Mas a reação mais forte foi por parte do Paraguai, cujo chanceler Eládio Loizaga, em nota, criticou a decisão unilateral dos dois países e afirmou que seu governo não concorda.

Publicidade

“Nós não fomos informados oficialmente dessa posição do Uruguai e da Argentina. É um problema que tem que se achar uma solução. O Uruguai quer passar, o Paraguai não quer”, disse a fonte. A posição brasileira, explicou, é de tentar chegar a um consenso.

Outra fonte do governo disse à Reuters que a posição brasileira também é contrária a que se entregue a presidência à Venezuela, mas não pretende partir para o confronto. Até agora, a intenção era evitar a reunião de presidentes que permitiria a transferência.

Publicidade

O Uruguai já ofereceu três datas distintas –24 de junho, depois 2 de julho e a última, 12 de julho. Nenhuma delas foi aceita, até que se decidiu por uma reunião de chanceleres, que também precisa de uma data consensual para acontecer, o que até agora não existe.

O Brasil tenta uma outra negociação, auxiliado pela Argentina: a decisão da própria Venezuela de alegar que não teria condições nesse momento de receber a presidência do bloco e repassar a vez, disse à Reuters uma fonte diplomática. No entanto, haveria ainda resistência por parte do presidente venezuelano, Nicolás Maduro, que pretende ter algum tipo de benefício em troca.

None

(Reportagem adicional de Alonso Soto)

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.