Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Notícias R7 – Brasil, mundo, saúde, política, empregos e mais

Decisão sobre cassação de Cunha pode sair ainda neste ano, diz presidente do Conselho de Ética

Presidente da Câmara é acusado de manter contas secretas na Suíça

Brasil|Bruno Lima, do R7, em Brasília

Partidos pedem a cassação de mandato de Cunha por quebra de decoro parlamentar
Partidos pedem a cassação de mandato de Cunha por quebra de decoro parlamentar

O presidente do Conselho de Ética da Câmara dos Deputados, José Carlos Araújo (PSD-BA), estimou nesta quarta-feira (14) que o pedido de cassação de mandato do presidente da Casa, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), seja analisado até o final deste ano. 

O Psol e a Rede Sustentabilidade apresentaram nesta terça-feira (13) um pedido de cassação de mandato de Cunha por quebra de decoro parlamentar. O argumento é de que ele mentiu na CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Petrobras quando negou manter contas bancárias no exterior.

No entanto, a PGR (Procuradoria-Geral da República) confirmou que foram encontradas contas que tinham como beneficiário o presidente da Câmara e seus familiares. No começo do mês a Suíça congelou perto de US$ 5 milhões em ativos em nome de Cunha e de seus parentes. 

O valor corresponde a pouco mais de R$ 20 milhões segundo a cotação atual do dólar e teria sido distribuído em pelo menos quatro contas, uma delas em nome da mulher do deputado.


Leia mais notícias de Brasil no R7

Conta de mulher de Cunha na Suíça pagou academia de tênis e cursos no exterior


De acordo com o Regimento da Câmara, o Conselho de Ética tem até 90 dias para tomar apresentar e votar o relatório. No entanto, Araújo avaliou que pela repercussão do caso o processo deve acontecer de forma mais rápida.

— Eu acho que está mais propenso a acabar este ano porque é um processo que a sociedade reclama, nós todos queremos a apuração dos fatos e o Conselho de Ética não quer ficar com esse problema na mão.


Serão sorteados três deputados que compõem o Conselho de Ética, e um deles será escolhido por Araújo para ser relator do caso. No entanto, ele explicou que dos 21 parlamentares que compõem o Conselho de Ética, três ficarão de fora do sorteio por pertencerem ao PMDB ou por terem sido eleitos pelo Rio de Janeiro, partido e Estado de Eduardo Cunha.

Cunha afirma que não renunciará, mesmo sob pressão ou sem apoio na Câmara

O deputado Júlio Delgado (PSB-MG) também não deve participar do sorteio por ter disputado a presidência da Câmara com Cunha no começo deste ano. Araújo disse que não foi procurado por nenhum representante do governo e nem de Cunha e que a apreciação será feita de forma isenta.

— Eu vou proceder julgando uma representação contra um deputado. É o deputado Eduardo Cunha. Ele é presidente aqui nesta Casa, lá [no Conselho de Ética] o presidente sou eu.

A escolha do relator deve acontecer até o final da próxima semana. Araújo relembrou casos de deputados que perderam o mandato por darem informações falsas. 

R7 Play: assista à Record onde e quando quiser

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.