Deputado delatado por dono da JBS entrega mala com R$ 500 mil à polícia
Parlamentar foi flagrado recebendo dinheiro em uma pizzaria de São Paulo
Brasil|Do R7
O deputado federal afastado Rodrigo Rocha Loures (PMDB-PR) entregou, na noite de segunda-feira (22), uma mala com R$ 500 mil à Polícia Federal. O dinheiro havia sido entregue pelo diretor da J&F Ricardo Saud, em uma pizzaria em São Paulo. As informações são do jornal Folha de S.Paulo.
Com informações repassadas pelo empresário Joesley Batista, dono da J&F, que controla a JBS, a Polícia Federal conseguiu flagrar o momento em que o deputado deixa o restaurante e pega um táxi com o dinheiro em mãos.
O ministro Edson Fachin, do STF (Supremo Tribunal Federal), determinou na semana passada a suspensão do mandato de Rocha Loures, que estava em Nova York quando foi deflagrada a nova fase da Lava Jato, batizada de Patmos, que teve, entre outros alvos, o peemedebista.
Segundo Joesley Batista, Rocha Loures foi a pessoa indicada pelo presidente Michel Temer (PMDB) como intermediário após o afastamento do ministro Geddel Vieira Lima, no fim do ano passado.
O dinheiro, segundo o delator, era propina para que o deputado atuasse em favor de interesses da J&F no Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica).
Desde que foi divulgado o escândalo, já foram protocolados três pedidos de cassação do mandato de Rocha Loures na Câmara.
O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, voltou a pedir ao Supremo a prisão do peemedebista, assim como do senador afastado Aécio Neves (PSDB-MG), também alvo da mesma operação. A decisão caberá ao plenário da Corte.