Dilma chama oposição de "especialista em pessimismo" durante encontro do PT em BH
Presente no evento, Lula atacou tucanos, relembrando mensalão mineiro
Brasil|Enzo Menezes, do R7 MG

O seminário sobre as conquistas dos dez anos do PT no poder que ocorreu em Belo Horizonte nesta segunda-feira (15) demonstrou como os ânimos já estão voltados para as Eleições 2014. A presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Luiz Inácio Lula Da Silva falaram cada um por cerca de 40 minutos sobre avanços do País sob o governo petista e aproveitaram para cutucar a oposição tucana. Para Dilma, os opositores são "especialistas em pessimismo" e "torcem para o Brasil dar errado".
— Algumas pessoas mostram-se pessimistas, algumas são sinceras quando são pessimistas, é gente mais triste, menos lutadora. Sabemos que no Brasil há os pessimistas especializados em criar ambiente que favorece aqueles que se beneficiam da incerteza e se enriquecem à custa do desequilíbrio.
Com discurso mais ameno que o de Lula, a presidente lembrou-se da crise energética no governo FHC, quando houve racionamento de energia, para criticar a condução dos oposicionistas.
— Lembram no início desse ano quando diziam que ia haver racionamento de energia? Por que diziam? Porque pessimistas especializados fizeram um racionamento de energia nesse País em 2001 e 2002.
Dilma destacou os avanços sociais alcançados na última década a partir de programas sociais como o Bolsa Família e o Minha Casa Minha Vida que deram "ao povo brasileiro autoestima, respeito, consciência da sua força e importância do País" .
Lula
O ex-presidente discursou por mais de meia hora e foi saudado por militantes petistas e de movimentos sociais, como o MST. Lula, que foi homenageado como cidadão honorário de BH horasantes na Assembleia de Minas Gerais, fez graça com a alta do preço do tomate.
— [Dilma] não vai permitir que um tomatezinho venha quebrar a força de uma economia.
Sem citar nomes, Lula fez alusão ao mensalão mineiro, supostamente organizado pelo PSDB com Marcos Valério para a campanha de Eduardo Azeredo ao governo de Minas no fim dos anos 1990.
— Nesse Estado, teve gente que utilizou empresa pública para fazer parte de sua política.
Ele comparou a corrida eleitoral com uma disputa de torcidas para afirmar que não espera elogios dos adversários.
— Não vamos esperar que adversários falem bem da gente. Seria o fim da picada um atleticano bater palma pra cruzeirense.
O presidente do PT, Rui Falcão, criticou o senador Aécio Neves, que no domingo afirmou que daria "férias ao PT".
— Um senador pré-candidato a presidente disse que vai mandar o PT sair de férias. Goze as suas férias, mas deixe a Dilma trabalhar.
A agenda de Dilma na Grande BH se encerra nesta terça-feira (16). Ela entrega 1.640 unidades do programa Minha Casa Minha Vida em Ribeirão das Neves e assina uma cooperação entre o Ministério da Saúde e um laboratório europeu para a construção de uma fábrica de insulina em Nova Lima.














