Dilma estuda nomear Eliseu Padilha para assumir Relações Institucionais
Caso o peemedebista seja confirmado na pasta, assumirá o lugar do petista Pepe Vargas
Brasil|Cláudia Gonçalves, da TV Record, em Brasília
A presidente Dilma Rousseff levantou nesta segunda-feira (6) a possibilidade de o ministro da Secretaria de Aviação Civil, Eliseu Padilha, assumir a Secretaria de Relações Institucionais da Presidência. Caso a troca seja confirmada, Padilha ficará no lugar de Pepe Vargas.
A informação foi confirmada por interlocutores do planalto. Segundo eles, a sondagem aconteceu durante a reunião de coordenação desta segunda-feira.
Com a mudança no quadro de ministros, o PMDB ganharia mais força no governo e Dilma ficaria livre para, finalmente, indicar o ex-presidente da câmara Henrique Eduardo Alves para a pasta do Turismo, que atualmente é ocupada por Vinícius Lages, que é afilhado político do presidente do Senado, Renan Calheiros. Nessa hipótese, Lages assumiria a Secretaria de Aviação Civil.
No entanto, as mudanças ainda dependem da aprovação do PMDB. A cúpula do partido ainda vai estudar o assunto antes de dar um posicionamento final à presidente.
A reunião de coordenação contou com a participação dos ministros Aldo Rebelo (Ciência e Tecnologia), Aloizio Mercadante (Casa Civil), Edinho Silva (Secretaria de Comunicação Social da Presidência), Gilberto Kassab (Cidades), Jaques Wagner (Defesa), Pepe Vargas, (Secretaria de Relações Institucionais), Miguel Rossetto (Secretaria-Gera), Joaquim Levy (Fazenda) e Ricardo Berzoini (Comunicações).
Eliseu Padilha e o vice-presidente, Michel Temer, estão reunidos, neste momento, com Moreira Franco, Henrique Eduardo Alves e Romero Jucá para tratar, entre outros assuntos, a sondagem feita pela presidente Dilma sobre a mudança.
O Palácio do Planalto informa que não procede a informação de que Eliseu Padilha estaria de mudança para a Secretaria de Relações Institucionais.