Dilma vai obrigar órgãos do governo a usar e-mail protegido contra espionagem
Ministro afirma que presidente deverá assinar um decreto com cronograma de adequação
Brasil|Do R7

O uso de sistema seguro de e-mails, para combater toda e qualquer forma de espionagem, será obrigatório em toda a administração federal, incluindo ministérios, autarquias, fundações e demais órgãos, informou nesta segunda-feira (14) o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo.
Após evento de divulgação dos municípios selecionados no programa Cidades Digitais, em Brasília, o ministro afirmou que a presidente Dilma Rousseff deverá assinar um decreto presidencial nos próximos dias, que vai definir um cronograma para a adaptação de todos os órgãos do governo federal à nova norma.
— Estamos prevendo um cronograma gradual de transição, terminando no segundo semestre de 2014. Portanto, achamos que os órgãos públicos terão um prazo razoável para se adequar.
Leia mais notícias de Brasil e Política
No último domingo (13), Dilma Rousseff anunciou, via Twitter, a implantação do sistema mais seguro. Na ocasião, ela disse que determinou “ao Serpro implantação de sistema seguro de e-mails em todo governo federal”.
— Esta é 1ª medida p/ ampliar privacidade e inviolabilidade de mensagens oficiais.
Bernardo avalia que “as vantagens desse sistema do Serpro serão de cumprir as obrigações de um país civilizado: não deixar que as contas de e-mail sejam devassadas, invadidas, até porque uma das coisas fundamentais em correspondência, inclusive a eletrônica, é o direito à privacidade, à proteção de sigilo. Com certeza, será uma grande vantagem”.
O ministro explicou que as mensagens trocadas via e-mail dentro da rede de governo estarão protegidas de violações externas, desde que não caiam em redes abertas de e-mails.















