Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Em novos áudios, Renan chama Janot de "mau caráter" e orienta defesa de Delcídio do Amaral

Ele faz tudo que a Lava Jato quer, afirma Renan sobre o procurador-geral da República

Brasil|Do R7

Trechos de novas conversas do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), foram divulgados nesta quinta-feira (26). Nos áudios, Renan critica o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, e comenta sobre o que o ex-senador Delcídio do Amaral (sem partido-MT) poderia fazer para se livrar das acusações contra ele.

As informações foram reveladas pelo Jornal Hoje, da TV Globo.

No diálogo com o ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado, Renan esbraveja contra o procurador-geral da República: “Mau caráter! Mau-caráter! E faz tudo que essa força-tarefa [Lava Jato] quer”.

Machado demonstra ter uma posição de acordo com a do presidente do Senado. “É, ele não manda. E ele é mau caráter. E ele quer sair como herói. E tem que se encontrar uma fórmula de dar um chega pra lá nessa negociação ampla pra poder segurar esse pessoal [Lava Jato]. Eles estão se achando o dono do mundo”, afirma o ex-presidente da Transpetro.

Publicidade

Delcídio

Em outro áudio, Renan conversa com um sujeito que responde pelo nome de Wanderberg sobre o ex-senador Delcídio do Amaral, que teve seu mandato cassado após tentar obstruir as investigações do esquema de corrupção da Petrobras.

Publicidade

“Não sobra ninguém”, diz ex-presidente da Transpetro em conversa com Renan Calheiros sobre o PSDB

Na conversa, Renan orienta as ações de Delcídio para evitar a punição: "[Delcídio] tem que fazer uma carta, submeter a várias pessoas, fazer uma coisa humilde... Que já pagou um preço pelo que fez, foi preso tantos dias”.

Publicidade

Wanderberg responde que Delcídio vai fazer a tal carta e ir embora. Renan argumenta a ele que “o Conselho de Ética não tem elementos para levar processo adiante”.

As gravações também citam outros políticos, como o presidente do PSDB, senador Aécio Neves (MG). No trecho em que cita o ex-candidato à Presidência, Renan diz que o senador é “vulnerabilíssimo”.

Em gravação oculta, Sarney promete ajudar ex-presidente da Transpetro a se livrar do juiz Moro

Na semana passada, o tucano também apareceu na conversa de Machado com Romero Jucá (PMDB) e que derrubou o senador do Ministério do Planejamento com apenas 12 dias do governo interino de Michel Temer (PMDB). Na ocasião, Jucá também afirmou ao ex-presidente da Transpetro que "caiu a ficha" de líderes do PSDB.

— Todo mundo na bandeja para ser comido.

O presidente do PSDB aparece no diálogo, como sendo "o primeiro a ser comido". "Quem não conhece o esquema do Aécio? Eu, que participei da campanha do PSDB", falou Machado. "A gente viveu tudo", se limitou a dizer Jucá.

PSDB diz que vai processar Machado por causa de menções a Aécio

Outro lado

Nesta quinta. Renan divulgou uma nota para reiterar que não tentou interferir nas investigações da Operação Lava Jato. A nota é uma resposta à divulgação de conversa com o ex-presidente da Transpetro.

— O senador Renan Calheiros reitera que não tomou nenhuma iniciativa ou fez gestões para dificultar ou obstruir as investigações da Operação Lava Jato, até porque elas são intocáveis e, por essa razão, não adianta o desespero de nenhum delator.

Na nota, Renan ainda confirma que acelerou o processo de cassação do ex-senador Delcídio do Amaral, mas alega que o desfecho do processo foi público. E, assim como na primeira nota, divulgada nesta quarta-feira (25), o presidente do Senado diz que sua opinião sobre a modificação da lei das delações também é de conhecimento público.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.