Logo R7.com
RecordPlus
Notícias R7 – Brasil, mundo, saúde, política, empregos e mais

Esquerda do PT teme 'ruptura' interna

Impeachment de Dilma ficou em segundo plano, mas parte do partido fez circular dois textos

Brasil|Do R7

  • Google News
Assunto Dilma ficou em segundo plano em reunião do PT ontem
Assunto Dilma ficou em segundo plano em reunião do PT ontem

As correntes de esquerda do PT aproveitaram a reunião da Executiva Nacional do partido na quinta-feira (4) em São Paulo para abrir o debate interno sobre como a legenda deve se posicionar em um governo Michel Temer depois de uma eventual aprovação do impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff.

A Mensagem, segunda maior força do PT, fala em risco de "ruptura da unidade" partidária.


O foco da Executiva foi a preparação para as eleições municipais — Dilma ficou em segundo plano, mas a esquerda petista fez circular dois textos que devem pautar a próxima reunião partidária.

Leia mais notícias de Brasil e Política


Em um deles, Carlos Árabe, secretário nacional de Formação, e Liliane Oliveira, integrante da Mensagem, disseram que a aproximação de petistas do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ) — um "golpista", segundo eles —, pode levar a uma ruptura no partido.

— [Existe] Risco de ruptura da unidade a partir da aceitação de negociações, arranjos ou apoio a lideranças políticas que promoveram o golpe. É [algo] completamente contraditório com o movimento 'Fora Temer' as posições que defenderam apoiar a candidatura de Rodrigo Maia. Mergulhar numa dinâmica de negociações com o governo Temer ou sua base política significaria enterrar definitivamente a luta pela sua derrubada.


Lula

O alvo é o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que defendeu apoio a Maia. A esquerda petista não engoliu o fato de o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Rafael Marques, próximo a Lula, ter se reunido com o ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira.

Outro texto, assinado por um grupo de cinco correntes, entre elas a Mensagem, é autodenominado "Muda PT!".

Últimas


    Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.