Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Estado Islâmico mata cinco pessoas em ataques a instalações de energia no Iraque

Brasil|

KIRKUK, Iraque (Reuters) - Militantes do Estado Islâmico invadiram duas instalações de energia no norte do Iraque no domingo, matando pelo menos cinco trabalhadores e fechando uma importante estação de bombeamento de petróleo, disseram fontes de segurança e de petróleo.

O primeiro ataque, na estação de compressão de gás AB2, cerca de 15 km a noroeste de Kirkuk, começou por volta de 03:00, no horário local, quando quatro homens armados com granadas de mão invadiram através de uma porta externa em um ataque que deixou dois guardas em estado crítico.

Eles, então, mataram a tiros quatro funcionários em uma sala de controle interna e colocaram explosivos, dos quais cerca de cinco dispararam, disseram as fontes.

Forças do serviço de elite contra-terrorismo invadiram as instalações, recuperaram o controle e libertaram outros 15 funcionários que tinham escondido em uma sala separada.

Publicidade

Fontes de segurança acreditam que os atacantes escaparam para a estação de petróleo Bai Hassan, 25 km mais a noroeste, disseram as fontes.

Lá, eles lançaram um ataque similar, com um deles detonando seu colete com explosivo para permitir que os outros entrassem. Uma vez dentro da instalação, mais dois detonaram seus coletes explosivos, destruindo um tanque de armazenamento de óleo.

Publicidade

O quarto assaltante foi morto em confrontos com as forças de segurança. Um engenheiro de petróleo também foi morto e seis policiais ficaram feridos, disseram fontes de segurança.

A agência de notícias Amaq, que apoia o Estado Islâmico, disse em uma mensagem distribuída online que combatentes do Estado Islâmico invadiram a instalação de Bai Hassan, mas não fez qualquer menção do ataque anterior.

(Mustafa Mahmoud)

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.