Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Ex-diretor da Petrobras denunciou corrupção na compra de refinaria de Pasadena, segundo jornal

Paulo Roberto Costa teria feito declarações em no âmbito da delação premiada

Brasil|

Paulo Roberto Costa está fazendo delação premiada em troca de redução da pena
Paulo Roberto Costa está fazendo delação premiada em troca de redução da pena Paulo Roberto Costa está fazendo delação premiada em troca de redução da pena

O ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa disse a investigadores que houve um esquema de corrupção envolvendo a compra de uma refinaria em Pasadena, nos Estados Unidos, pela estatal e que ele próprio recebeu 1,5 milhão de reais.

As declarações teriam sido dadas por Costa a um delegado, a um escrivão e a um procurador no âmbito da delação premiada, pela qual o ex-executivo tenta reduzir uma eventual pena por envolvimento em um esquema de lavagem de dinheiro desmontado pela Polícia Federal, segundo uma reportagem do Jornal Nacional, da TV Globo.

De acordo com o programa, os investigadores disseram ainda que a "primeira fase" da delação premiada de Costa já foi concluída e que os depoimentos dados por ele à Polícia Federal e ao Ministério Público na Superintendência da PF no Paraná, onde ele está preso, foram acompanhados por seus advogados.

Antes da informação dada pelo noticiário, a revista Veja já havia vazado supostas informações de depoimentos de Costa em que ele teria afirmado que políticos recebiam uma espécie de "pedágio" de empresas que assinaram contratos com a Petrobras.

Publicidade

Leia mais notícias de Brasil no Portal R7

Costa foi convocado para prestar depoimento à CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) mista que investiga denúncias de irregularidades na estatal, entre elas na compra da refinaria de Pasadena, mas decidiu ficar calado e não responder às perguntas dos parlamentares para evitar prejudicar sua tentativa de delação premiada.

Publicidade

A compra da refinaria de Pasadena pela Petrobras é alvo de suspeitas de sobrepreço e as denúncias envolvendo a estatal tem sido munição contra a presidente Dilma Rousseff (PT), candidata à reeleição, na corrida presidencial deste ano.

Tanto Aécio Neves (PSDB) quanto Marina Silva (PSB) tem atacado o governo federal e comparado as denúncias na Petrobras ao mensalão, escândalo de compra de apoio político no Congresso Nacional durante o primeiro mandato do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Em depomento, Paulo Roberto Costa fica em silêncio na CPI da Petrobrás; veja o vídeo:

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.