Explosão em navio da Petrobras não derramou óleo no mar, diz ANP
Um total de 31 pessoas está embarcada no navio-plataforma FPSO CDSM
Brasil|Do R7
O acidente no navio-plataforma FPSO Cidade de São Mateus não provocou derramamento de óleo no mar, informou nesta quarta-feira (11) a ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis).
Segundo a agência, o acidente aconteceu por volta das 12h50, quando havia 74 pessoas embarcadas. A ANP foi comunicada do incidente uma hora depois.
A agência informa que ocorreu uma explosão na casa de bombas. O fogo foi controlado e a plataforma já está estabilizada, diz a ANP, sem esclarecer, no entanto, quanto tempo levou até a situação se normalizar.
Citando a Petrobras, a ANP informa que foram confirmados três óbitos e dez feridos. Um total de “33 pessoas foram desembarcadas, enquanto outras 31 permanecem a bordo, dentre as quais seis permanecem desaparecidas”, diz a nota da agência de petróleo.
Relembre os principais acidentes em refinarias brasileiras
A FPSO CDSM está localizada no litoral no Espírito Santo, a 40 km da costa, e atende aos campos de Camarupim e Camarupim Norte.
A plataforma produz 2,250 milhões de m³ de gás por dia e 350 m³ de óleo por dia. A produção de gás é escoada por meio de um duto para terra.
“A ANP está mandando, hoje, duas equipes para acompanhar a investigação do acidente. Uma irá para a sala de crise da Petrobras, no Rio de Janeiro, e a outra embarcará na FPSO”, diz a nota.
A agência esclarece também que a embarcação “recebeu declaração de conformidade da Marinha em 2015 e a ANP fez uma atualização de documentação marítima em setembro de 2014”.