FAB terá que colocar avião exclusivo para transporte de órgãos
Anúncio foi feito pelo presidente em exercício Michel Temer nesta segunda-feira
Brasil|Do R7
O presidente em exercício Michel Temer anunciou nesta segunda-feira (6) que a FAB (Força Aérea Brasileira) terá um avião à disposição para transporte de órgãos para transplante. O discurso vem após reportagem do jornal O Globo apontar que, por falta de recursos, a Aeronáutica deixou de transportar quase mil órgãos em cinco anos.
Em um rápido pronunciamento, Temer falou que o governo viu o fato com “tristeza cívica”.
— Eu acabei de assinar um decreto que será publicado amanhã onde se termina à Aeronáutica que se mantenha permanentemente um avião no solo à disposição para qualquer chamado para o transporte desses órgãos. Ou ainda, se for para transportar aquele paciente para o local onde está o órgão ou o tecido, que assim também se faça.
A reportagem ainda faz um contraponto entre a obrigação da FAB de transportar ministros e parlamentares e o fato de não haver uma previsão legal para o transporte de órgãos.
Enquanto recusava pedidos para transportar órgãos, a Força Aérea atendeu mais de 700 requisições de viagens para integrantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Em 84 casos, eram ministros e parlamentares que voltavam de casa para Brasília.