Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Notícias R7 – Brasil, mundo, saúde, política, empregos e mais

Força Aérea Brasileira deve lançar foguete hoje

Após testes na última quinta-feira (12), experimento VS-40 será lançado no início da tarde

Brasil|Do R7


Foguete será lançado a partir de base de Alcântara, no Maranhão
Foguete será lançado a partir de base de Alcântara, no Maranhão

A FAB (Força Aérea Brasileira) vai lançar nesta sexta-feira (13) um foguete para fazer experiências no espaço. A decolagem do VS-40 está prevista para o início da tarde e vai ocorrer desde o CLA (Centro de Lançamento de Alcântara), no Maranhão.

Ontem, houve uma simulação com o foguete suborbital, uma parte da Operação São Lourenço, e os engenheiros tiveram sucesso.

O foguete vai carregar o SARA (Satélite de Reentrada Atmosférica), uma plataforma destinada a experimentos no espaço, como desenvolvimento de produtos nas áreas de engenharia, eletrônica, sistemas embarcados, dentre outras.

Leia mais notícias de Brasil e Política


Esse satélite vai permitir estudos científicos e tecnológicos para os pesquisadores brasileiros por até dez dias em ambiente de microgravidade.

O VS-40 carrega, além do satélite, um GPS de aplicação espacial, em fase de qualificação, desenvolvido pela UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte), em cooperação com o IAE (Instituto de Aeronáutica e Espaço) e apoio da AEB (Agência Espacial Brasileira).


Após a operação, o satélite deverá aterrissar no mar e será recuperado por helicópteros da FAB. Dentro das medidas de segurança, o tráfego aéreo da área de dispersão do veículo será interditado.

O VS-40 já foi lançado em outras duas ocasiões no Brasil, todas no CLA (Operação Santa Maria – 1993 e Operação Livramento – 1998) e uma vez na Noruega (junho de 2012) em apoio ao programa de microgravidade da ESA (Agência Espacial Europeia).


Operação São Lourenço

O lançamento do foguete põe um ponto final na Operação São Lourenço, feita pelo IAE entre 22 de outubro e 13 de novembro, em Alcântara.

O tenente-coronel engenheiro Alexandre Nogueira Barbosa, Coordenador-Geral da Operação São Lourenço, explica que “a concretização e o lançamento da plataforma SARA inserem o Brasil em um grupo de poucas nações que detêm a tecnologia do motor foguete, das redes elétricas do veículo e da plataforma de ensaios em ambiente de microgravidade e de reentrada atmosférica que permitirá diversos avanços em estudos científicos e tecnológicos”.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.