Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Força Sindical se une à CUT em protestos contra Temer e convoca ato para domingo

Atos vão acontecer em diversas cidades, como São Paulo, Belo Horizonte e Goiânia

Brasil|com BBC Brasil

Diversos protestos são marcados no domingo (21) contra Temer
Diversos protestos são marcados no domingo (21) contra Temer Diversos protestos são marcados no domingo (21) contra Temer

A Força Sindical, comandada pelo deputado Paulinho da Força (SD-SP), se juntou a outros movimentos de esquerda, como a UNE (União Nacional dos Estudantes), Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) e Central Única dos Trabalhadores (CUT), para participar no próximo domingo (21), de manifestação contra o presidente Michel Temer (PMDB) e a favor da antecipação de eleições gerais diretas.

Em delação, o empresário Joesley Batista, dono da JBS, apontou que Temer teria dado aval para comprar o silêncio do ex-deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

Na hipótese de Temer sair da Presidência, o próximo na linha sucessória é o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ). Em uma das interpretações jurídicas, o deputado teria 30 dias para convocar eleições indiretas, na qual só os membros do Congresso Nacional poderiam votar.

O secretário-geral da Força Sindical, João Carlos Gonçalves, o Juruna, destaca a discordância com as reformas propostas pelo Governo Federal.

Publicidade

"Decidimos participar porque a nossa central, como as demais, não quer ficar fora do debate político. Estamos orientando os nossos sindicatos a participar. Nossa central vai para reforçar o 'não' à proposta de reformas e em busca de soluções democráticas para o país. Os trabalhadores não podem ser esquecidos", disse, em nota.

As manifestações do próximo domingo vão acontecer em diversas cidades brasileiras, como São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG), Goiânia (GO), Porto Alegre (RS) e Fortaleza (CE). Fora do Brasil também está programado um ato na Union Square Park, em Nova York.

Publicidade

Temer diz que gravações são fraude e ataca Joesley Batista em pronunciamento

Os protestos são organizadas pelas entidades de esquerda Frente do Povo Sem Medo, UNE, CUT, Frente Brasil Popular e Levante Popular da Juventude. Em São Paulo, o ato está marcado para 15h na avenida Paulista.

Publicidade

O Movimento Vem Pra Rua Brasil e o MBL (Movimento Brasil Livre) decidiram cancelar a convocação para que os brasileiros fossem às ruas contra o presidente Michel Temer (PMDB) neste domingo (21). Em comunicado, o grupo Vem Pra Rua afirma que uma nova data será definida para a realização do ato. 

Após a eclosão do escândalo que abalou o governo, comunicados em redes sociais prometiam manifestações contra o presidente Michel Temer em ao menos 20 cidades. Milhares de pessoas confirmaram a presença nos eventos, previstos para ocorrer em pelo menos 11 Estados diferentes no próximo domingo. Mas tudo foi cancelado.

Temer e Aécio serão investigados por três crimes no Supremo

O único motivo, segundo o líder do movimento Vem Pra Rua, Rogério Chequer, é a falta de segurança oferecida pela Polícia Militar de São Paulo.

"Marcamos essa manifestação na quarta-feira, pouco tempo antes da realização. Na quinta-feira, fomos coordenar com a PM, como sempre fizemos em todas as outras manifestações, e eles informaram que não poderiam oferecer o nível de segurança oferecido nas anteriores por causa da Virada Cultural, que está consumindo muitos recursos", afirmou.

Procurada pela BBC Brasil, a Polícia Militar negou a informação.

"Em nenhum momento, a PM informou que não haveria possibilidade de garantir a segurança de participantes", disse a Secretaria da Segurança Pública do Estado.

"Como sempre ocorre nessas situações, houve um alerta por parte da PM de que outros grupos, de visões antagônicas, estariam se manifestando na mesma data e que cada um deles poderia exercer o seu direito constitucional em lugares específicos para não haver a possibilidade de desavenças", informou, em nota.

Joesley pediu 'pelo amor de Deus' para Aécio parar de pedir dinheiro

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.