Governo do Amazonas anuncia mudança no comando da PM
Depois de mudança na SAP e na direção do Compaj, governador muda cúpula da polícia
Brasil|Do R7, com Agência Brasil

O governo do Amazonas confirmou oficialmente nesta segunda-feira (16) a saída do comandante-geral da Polícia Militar do estado, Augusto Sérgio Pereira, e anunciou a entrada do coronel David de Souza Brandão. Esta é a quarta troca no comando da PM do estado em dois anos. Brandão ocupava o cargo de secretário-executivo adjunto da Casa Militar do governo estadual.
Segundo fontes próximas ao governo, Pereira teve uma atuação “apática” desde o início da crise penitenciária do estado, nos dois primeiros dias de janeiro. Sequer foi ao Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj) durante a rebelião, que terminou com 56 mortos. O governador também trocou o subcomandante-geral da corporação. Saiu o coronel Euler Carlos Cordeiro e, em seu lugar, foi nomeado o coronel Walter Rodrigues da Cruz.
Na última sexta-feira (13), o secretário de Administração Penitenciária, Pedro Florêncio, pediu demissão do cargo, dando lugar a Cleiman Rabelo.
O governador do Amazonas, José Melo, afastou do cargo também, o diretor interino do Compaj, José Carvalho da Silva na terça-feira (10). A sanção administrativa foi decidida depois que veio a público a informação de que, semanas antes da chacina que vitimou pelo menos 56 presos da unidade, dois detentos tinham denunciado à Justiça estadual que diretores do presídio recebiam dinheiro de organizações criminosas para permitir a entrada de armas, drogas e celulares na unidade.
Direto do Inferno. Um Raio-X do sistema penitenciário: por que deu (quase) tudo errado?















