Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Notícias R7 – Brasil, mundo, saúde, política, empregos e mais

Governo federal nega relação entre apagão e alto consumo de energia

Secretário de ministério afirma que sistema impediu blecaute total no Sudeste

Brasil|Do R7, com Reuters

Representantes do governo federal negaram a relação entre o apagão desta terça-feira (4) e o alto consumo de energia devido ao calor deste começo de ano. O apagão ocorre um dia após o ONS (Operador Nacional do Sistema) divulgar consumo recorde de energia, por conta da forte onda de calor dos últimos dias, o que aumenta a demanda pelo serviço. 

Em coletiva convocada às pressas para esta tarde, o presidente da EPE (Empresa de Pesquisa Energética), Maurício Tolmasquim, afirmou que mesmo com um janeiro de poucas chuvas para abastecer as hidrelétricas do país, a quantidade de usinas de geração garante que não haja problema de abastecimento de energia.

Segundo o secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, os riscos do sistema elétrico nacional estão dentro do planejado. Ele afirmou que a forma como o sistema está montado impediu que as regiões atingidas sofressem um apagão completo. O secretário-executivo afirmou que o motivo do blecaute ainda está sendo avaliado.

O apagão atingiu parcialmente, na tarde desta terça-feira (4), as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. 


Segundo o ONS, o problema do fornecimento de energia, que afetou mais de um milhão de residências em SP, RJ e PR, teria ocorrido na linha de interligação Norte/Sudeste, derrubando o fornecimento.

"Uma perturbação no Sistema Interligado Nacional causou a abertura da interligação em 500 kV entre a Região Norte e as Regiões Sudeste/Sul, entre Colinas e Serra da Mesa, interrompendo o fluxo de 5 mil MW para essas regiões", disse o órgão em nota.


Apagão deixa mais de 600 mil pessoas sem luz no RJ

Capital e interior de SP também sofrem com falta de luz


Leia mais notícias no R7

Segundo o Operador Nacional, às 14h41 a interligação Norte-Sudeste foi religada e a frequência de energia normalizada. "Já foi iniciado o processo de recomposição das cargas desligadas"

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.