Governo federal vai cortar 3.000 cargos comissionados
Presidente anunciou no fim desta manhã reforma administrativa
Brasil|Do R7
Com o corte de oito ministérios, a presidente Dilma Rousseff, anunciou também, nesta sexta-feira (2), que os salários dos ministros serão reduzidos em 10%. A reforma administrativa cortou de 39 para 31 o número de pastas e vai extinguir 3.000 cargos comissionados.
O governo federal criou a Comissão Permanente da Reforma do Estado, que tem como base cinco itens: redução do número de ministérios; racionalização da máquina pública (mudanças dentro das pastas); redução de cargos comissionados; continuação e ampliação do programa de redução de custeio (gastos de manutenção da estrutura administrativa); e aperfeiçoamento da gestão do patrimônio da União (venda de imóveis).
No fim desta manhã, a presidente já disse que em todos os ministérios haverá o corte de 30 secretarias nacionais. Ela também determinou que as frotas de veículos das pastas sejam reduzidas e otimizadas.
O Planalto também vai determinar a revisão de todos os contratos de aluguel e prestação de serviços (vigilância, limpeza, TI, entre outros). Dentro dessa proposta, ainda entra a revisão de todos os imóveis federais. Segundo Dilma, “A União não pode continuar sendo uma grande imobiliária”.
— Só tem sentido a União ficar com aqueles imóveis que lhe servem para as políticas públicas.
A presidente avisou que haverá um limite de gastos em todos os ministérios. Serão estipulados tetos para uso de passagens, diárias e até de telefone.