Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Governo mira termelétricas para garantir abastecimento de energia

Reservatórios estão com menos da metade da capacidade

Brasil|Da Agência Brasil

Reservatórios de hidrelétricas do Nordeste têm apenas 31% da capacidade
Reservatórios de hidrelétricas do Nordeste têm apenas 31% da capacidade Reservatórios de hidrelétricas do Nordeste têm apenas 31% da capacidade

A previsão de ocorrência de chuvas abaixo da média no Norte e no Nordeste pode tornar mais crítica a situação dos reservatórios das usinas hidrelétricas localizados nessas regiões. Desde o segundo semestre do ano passado as usinas operam com reservatórios próximos aos limites de segurança.

Segundo o ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), atualmente os reservatórios da Região Nordeste operam com 31,61% da capacidade, enquanto os da Região Norte com 41,24%.

O chefe do Centro de Previsão de Tempo do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), Luiz Cavalcanti, afirmou que "[a falta de chuva] pode prejudicar muito os reservatórios porque estamos há algum tempo sem acumular água nenhuma".

— Se continuar a seca pode haver um colapso de abastecimento.

Publicidade

Cavalcanti explicou que o período chuvoso na Região Nordeste ocorre entre os meses de fevereiro e maio. Depois desse período as chuvas não são suficientes para recuperar a capacidade dos reservatórios.

— Temos que rezar, torcer para chover de fevereiro até maio, porque, depois, as chuvas servirão aprnas para refrescar e não para resolver o problema.

De acordo com o ONS, apesar da estiagem, não há risco de desabastecimento de energia nem preocupação quanto a possibilidade de racionamento. O órgão reconhece que as chuvas estão irregulares e que para suprir a demanda todas as termoelétricas estão em funcionamento.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.